20 Outubro 20
Feiras

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Jitac com ares de normalidade e um onze português de luxo

Não é futebol, mas é também uma orgulhosa equipa de onze empresas portuguesas que levantam em Tóquio, no Japão, a bandeira da inovação e sustentabilidade que destaca o têxtil made in Portugal. Na Jitac European Textile Fair, a principal feira japonesa do sector que abriu portas esta manhã com forte presença de público, uma dinâmica e vitalidade que deixa antever também o ansiado regresso à normalidade em território europeu.

Adalberto, Albano Morgado, Fitecom, Gierlings Velpor, Modelmalhas, Lemar, Paulo de Oliveira, Riopele, Tessimax, Trendburel e Troficolor são as insígnias que integram a comitiva portuguesa na feira que decorre até quinta-feira, uma equipa onde a ModelMalhas é a única estreante nesta incursão nipónica e espera, por isso, atrair as atenções com a apresentação das suas quatro colecções: Fancy, Essential, Advanced e Premium.

“Todas estas propostas têm já presente no DNA da colecção, uma forte aposta no ecológico e sustentável, seja através de uma selecção criteriosa das fibras e fios usados, quer através os tingimentos e acabamentos aplicados”, resume John Gomes, representante da ModelMalhas, que espera conseguir na Jitac os primeiros contactos com o mercado local.

A mesma onda verde atravessa as várias propostas que a Lemar apresenta em Tóquio: “A nossa Eco Responsible Collection será sem dúvida o núcleo principal das propostas que vamos apresentar em Tokyo. Tecidos certificados 100% Biodegradáveis, misturas de fibras eco-friendly, para além dos nossos já habituais desenvolvimentos em fibras recicladas”, conta José António Ferreira.

Também a Gierlings Velpor – empresa especializada em tecidos para revestimentos de bancos de autocarros e comboios – apresenta um conjunto de novas soluções. “São veludos lisos, com composição 100% Algodão, com Licra, com Modal, Viscose, falsos unidos e peles artificiais com diversos acabamentos e estruturas”, adianta Pedro Lima, Sales Diretor da empresa, que procura aprofundar a sua presença no mercado japonês. “Há mais de 20 anos que vendemos para este mercado. São clientes muito focados, que sabem o que querem”, refere.

Ciente das dificuldades em entrar no mercado japonês – mas também da fidelidade das relações que se criam – a Adalberto procura atrair as atenções com a sua nova colecção Outono/Inverno. “Trabalhamos com este mercado há apenas 2 anos e tivemos uma mudança do nosso agente, portanto ainda não conseguimos grande profundidade nesse mercado”, lembra Tamara Martins, responsável comercial da empresa de Santo Tirso, que espera dar novos passos na conquista do Japão.

A participação das PME portuguesas na Jitac no âmbito do From Portugal é uma iniciativa da Selectiva Moda e da ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal. O projecto que visa promover a internacionalização das PME’S portuguesas da área da Moda é co-financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Compete 2020.

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