14 Dezembro
Moda

T

Iryna e Maria João são as vencedoras do Desfile PFN

A criatividade invadiu as instalações da Plataforma Criativa da Fábrica ASA, no sábado passado, onde se realizou o Desfile & Concurso Novos Criadores PFN. O evento, integrado no Guimarães Marca Fashion Festival, distinguiu Iryna Benzelyuk e Maria João Cunha como as grandes vencedoras nas respetivas categorias.

Foi sob o mote de “We are one” – tema eleito para a edição do segundo semestre de 2020 do concurso PFN – que 21 alunos de escolas de moda de todo o país apresentaram os coordenados desenvolvidos a partir de tecidos cedidos por empresas do sector no desfile que decorreu no passado sábado .

Entre os 21 participantes o júri, composto pela designer de moda Inês Torcato, Paulo Cravo, coordenador do Bloom/Portugal Fashion, Marta Mota Prego, representante da CM Guimarães / Guimarães Marca, Sílvia Costa, CEO da Bless International e a jornalista do T Mariana D’Orey, distinguiu com o 1º prémio os coordenados de Iryna Benzelyuk (categoria I), da Escola de Moda do Porto, com recurso a tecidos da empresa Maria Madalena, e de Maria João Cunha (categoria II), da ESAD, que utilizou materiais da Fábrica de Tecidos Vilarinho

O desfile, que foi transmitido via streaming a partir das 17 horas, compunha uma das vertentes da primeira edição do Guimarães Marca Fashion Festival, um evento dinâmico que incluiu também um showcase das empresas Guimarães Marca, bem como um preview do Fashion Film Festival.

Para além da escolha das duas vencedoras, que terão agora acesso a um desfile na plataforma Bloom do Portugal Fashion e ainda a um prémio monetário de 300 euros cada uma, o júri desta edição do PFN distinguiu ainda os trabalhos seis outros candidatos.

É a seguinte a lista de distinguidos, respectivas escolas e fornecedores de tecidos/materiais.

Categoria I

1º lugar- Iryna Benzelyuk – Escola de Moda do Poto – Maria Madalena

2º lugar- Daniela Antunes – Escola de Moda do Poto – R. Maia

3º lugar- Maria Ghira – Lisbon School Design (Lisboa)  – 6 Dias

4º lugar- Sílvia Azevedo – Lisbon School Design (Porto) – LMA

Categoria II

1º lugar- Maria João Cunha – ESAD – Fábrica de Tecidos Vilarinho

2º lugar- Gabriel Daros – FAUL – João Pereira Guimarães

3º lugar- Helena Mendes – ESAD – João & Feliciano

4º lugar- Catarina Santos – Modatex Porto – Lemar

A 2ª edição de 2020 do Concurso Novos Criadores PFN é mais uma ação do projeto Portuguese Fashion News 2019/2020, promovido pela Selectiva Moda, que visa promover a internacionalização da área da Moda. O Portuguese Fashion News 2019/2020 é financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Compete 2020 – Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização e através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

 

Partilhar