01 Junho 20
Moda

T

Inês Torcato vê leveza e liberdade no futuro da moda

Na semana que assinala os 30 anos do último “Regresso ao Futuro”, a Notícias Magazine desafiou a designer Inês Torcato a lançar uma antevisão sobre a moda das próximas décadas. Numa indústria com “ciclos estéticos” as previsões da estilista apontam também aos factores disruptivos: “roupa mais livre, com peças sem género” e com materiais mais sustentáveis e um menor peso ecológico.

“De tempos a tempos voltamos a gostar das coisas que já tínhamos gostado e deixado de gostar”, comenta a jovem designer lançando os dados para o futuro da moda. E encontra até inspirações na década de 70 do século passado para apurar o que vai acontecer em trinta anos, antevendo um regresso a uma maior simplicidade e um reforço de conceitos como “a paz e o amor, o espírito fraterno de união, a comunhão com o mundo e com a natureza”.

Numa antevisão que conjuga uma estética arrojada com um olhar maduro sobre a indústria, Inês Torcato prevê uma moda mais liberta de constrangimentos de género – “um mundo onde a roupa que vestimos é aquela que reflete quem somos. É roupa livre” – mais mais preocupada com os processos de fabrico. “Vejo a moda como um veículo desta nova simplicidade, em que procuramos peças com bons materiais, biodegradáveis, recicláveis ou de produção local e que duram uma vida sem danificar o planeta”, explica.

Observações que a têm influenciado no processo criativo nos últimos anos. A designer, que é presença frequente no Portugal Fashion, tem apostado cada vez mais em peças sem género. Na sua recente colecção “Esfera” – apresentada online em março – a estilista conta a história de uma sociedade futurista onde “a pluralidade do ser é tão plural e a diferença tão identificadora, que a pluralidade se torna unidade”.

Partilhar