16 Dezembro 20
Inovação

António Moreira Gonçalves

Impetus cria pijama tecnológico para noites bem-dormidas

Mais e melhor sono é a promessa do ProtechSleep, o mais recente projecto de inovação da Impetus, que apresentou esta quarta-feira os resultados finais de dois anos de investigação e desenvolvimento. Criado em parceria com a Fibrenamics e a Tecminho, da Universidade do Minho, este pijama inovador conjuga tecnologias como a termoregulação, a compressão direcionada e a libertação de substâncias para combater distúrbios de sono e assegurar um maior descanso durante a noite. O produto chega ao mercado no segundo semestre de 2021.

É um exemplo de têxteis técnicos ao serviço do bem-estar e até da saúde dos seus utilizadores. O grupo Impetus, liderado por Alberto Figueiro (na foto), conjugou no projecto ProtechSleep uma vasta gama das suas inovações mais avançadas, criando um pijama que será capaz de combater distúrbios de sono, como as insónias, um problema que afeta uma vasta fatia da população e que tem um efeito direto na qualidade de vida, não só nos indivíduos, mas também das sociedades, ao estar na origem de uma baixa de rendimento no trabalho, de défices de desempenho e até de acidentes de trânsito ou laborais.

Desenvolvido em parceria com os centros de inovação Fibrenamics e Tecminho, os resultados do Protechsleep foram apresentados esta quarta-feira, num open day online. Ao longo de dois anos, a equipa de I&D testou uma série de inovações e desenvolvimentos, chegando a um produto final que conjuga cinco abordagens para melhorar o sono dos seus utilizadores: termorregulação, gestão de humidade, compressão direcionada, libertação de substâncias e micromassagens.

Para atingir estes cinco objetivos, o Protechsleep conta no seu processo de fabrico com algumas tecnologias inovadoras, como o seamless, estruturas têxteis tridimensionais, a conjugação de fibras como modal e elastano e a implementação de aromaterapia, com a impregnação de óleos essenciais, com substâncias ativas capazes de promover um maior relaxamento e combater o desconforto ou a dor.

O projecto Protechsleep é o seguimento lógico de projectos anteriores da Impetus, como o Protechdry – uma cueca inovadora para incontinência ligeira, que absorve pequenas quantidades de urina, feita em 95% de algodão, lavável e sustentável –  e o Protechflow, um modelo de underwear que utiliza os mesmos princípios para a gestão do período menstrual.

Com estes projectos já implementados no mercado, o grupo impetus tem procurado destacar-se, ao “fugir do que toda a gente faz”. O mesmo acontecerá agora com o Protechsleep: depois de dois anos de desenvolvimento em parceria com a Fibrenamics e a Tecminho, o grupo industrial de Esposende – que atualmente emprega cerca de 800 pessoas – vai introduzir o produto no mercado, quer através da marca-própria, quer através de projectos Private Label, já no segundo semestre de 2021.

 

Partilhar