26 maio 21
Comércio

T

Grã Bretanha: venda de moda dispara 70% em abril

O setor do retalho na Grã Bretanha, que foi um dos mais atingidos em toda a Europa pelas restrições da pandemia, voltou a recuperar em abril e o grande destaque vai para área da moda, que, em comparação com o mês de março, conheceu um crescimento de 69,4%. Os analistas relevam não tanto o crescimento – que resultado das obrigações do confinamento face à pandemia – mas a apetência demonstrada pelo mercado para regressar às compras.

O crescimento do setor da moda é ainda assinalável quando comparado com o conjunto das restantes lojas não alimentares, que no mesmo período, cresceu apenas 25,3%. No total do comércio alimentar e não-alimentar da Grã-Bretanha (a Irlanda do Norte divulga dados separadamente), abril registou um aumento de 9,2% em relação a março, refletindo o relaxamento das medidas para conter a pandemia.

Outro dado significativo é que as vendas das empresas ficaram, em abril, 10,6% acima das registadas em fevereiro de 2020, antes da pandemia, segundo dados publicados pelo Gabinete Nacional de Estatísticas. Todos os setores registaram uma queda no peso das vendas online, dando mostras da apetência do mercado para regressar às compras presenciais. No conjunto, a penetração deste canal cifrou-se em 30%, face aos 34,7% registada no mês anterior.

Partilhar