05 Maio 21
Feiras

António Moreira Gonçalves

Governo francês confirma feiras presenciais já em junho

As feiras profissionais em França já têm autorização oficial do governo para regressar ao formato presencial a partir de dia 9 de junho. O calendário de desconfinamento anunciado esta semana pelo presidente Emmanuel Macron vem reconfirmar a organização dos vários eventos de têxtil e moda previstos para Paris, como a Who’s Next, a Fashion Rendez Vous ou a Première Vision.

No calendário de desconfinamento definido pelas autoridades francesas estão previstas duas fases de abertura para os eventos presenciais: a partir de dia 9 e até dia 30 são permitidos eventos até 5 mil visitantes, e a partir de julho a organização de grandes eventos deixa de ter algum limite predefinido, sendo apenas avaliada a viabilidade de acordo com o espaço e tipologia de evento.

Para as feiras profissionais isto significa que durante o mês de junho já se poderão organizar no modelo presencial. Nos têxteis e moda, estão já agendadas a Who’s Next, entre os dias 25 e 28 de Junho e a Fashion Rendez Vous, nos dias 30 de junho e 1 de julho. Ambos os eventos vão ocorrer no centro de Paris, a Who’s Next no bairro Saint-Germain-des-Prés e a Fashion Rendez Vous no Grand Palais Ephémère, um novo centro de exposições temporário, construído perto da Torre Eifel. De 3 a 5 de julho realiza-se a feira de moda infantil Playtime, no Parc Floral, e em setembro, a Première Vision realiza-se nos dias 21 a 23, no já habitual centro de exposições Paris Nord Villepint.

O calendário de desconfinamento anunciado pelo governo foi motivo de júbilo para as organizações das feiras. O grupo Première Vision reagiu através das redes sociais: “Estamos entusiasmados por poder confirmar que os nossos próximos eventos já serão realizados com as pessoas reunidas”. Também a Unimev, principal associação francesa de organizadores de eventos celebrou a decisão publicada pelo governo francês. “Para todos os que precisam de se encontrar presencialmente, este será o momento de relançar a atividade e os processos de inovação”, afirmou o presidente da Unimev, Olivier Roux.

As inscrições para as feiras já estão a decorrer, sendo que no caso das PME portuguesas, podem inscrever-se através do projecto From Portugal, da Associação Selectiva Moda. A presença das empresas lusas é apoiada até 50% em vários dos custos envolvidos, como o aluguer do espaço, o transporte da coleção, ou a viagem e estadia das equipas comerciais.

A participação das empresas portuguesas PME’s nas várias feiras de Paris é uma iniciativa da Selectiva Moda e da ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal no âmbito do projeto From Portugal, que visa promover a internacionalização das empresas portuguesas da área da Moda. O projeto é co-financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Compete 2020 – Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização.

Partilhar