16 outubro 20
Moda

T

Global Fashion Conference debate o legado da moda

É na Universidade da Moda, em Lyon, França, que se realiza esta semana mais uma Global Fashion Conference. É a sétima adição, que tem lugar – necessariamente via Zoom – entre quarta e sexta-feira, dias 21 a 23 de outubro, e terá como tema ‘O Legado da Moda: passado, presente e futuro’.

Segundo a organização, que tem a parceria dos Centros de Investigação ELICO e LAHR , estarão presentes como conferencistas convidados o presidente da Federação de Alta Costura e Moda, Pascal Morand, o director-geral dos têxteis da Hermès Xavier Dépingle, a directora do Museu dos Tecidos de Lyon, Esclarmonde Monteil e os curadores dos Museus da Moda da Cidade de Paris e da Maison Fragonard. Paralelamente, Odile Prémel (da Chanel) e Yumiko Hayashi (da Sonia Rykiel), vão lançar o debate em torno da preservação do património das marcas da moda.

A conferência inclui ainda uma mesa redonda com duas das principais empresas do cluster dos têxteis técnicos – que em França estão concentrados na região de Lyon: os grupo Deveaux e Sinergies TLC. Haverá ainda lugar para a apresentação dos programas de sustentabilidade do Grupo Kering, segundo maior grupo de marcas de moda de luxo do mundo, a cargo da sua directora, Géraldine Vallejo. Finalmente, está também prevista a apresentação dos planos da Euratex (confederação das associações têxteis nacionais) para a promoção do modelo da economia circular no sector Moda da União Europeia até 2025.

Para além das sessões plenárias, serão apresentados em sessões paralelas mais de sessenta trabalhos de investigação, projetos inovadores e workshops. Mais informações sobre o Programa em www.gfc-conference.eu.

A Comissão Organizadora da conferência tem reservados um número limitado de lugares para empresas associadas da ATP a um preço reduzido, que podem ainda hoje obter informaççºao atravrés do mail globalfashionconference@gmail.com.

Partilhar