16 abril 21
Economia

T

Fileira da moda espanhola junta-se num plano de 11 mil milhões

A cadeia de valor da moda espanhola uniu-se para a criação de um ambicioso plano de reconversão e desenvolvimento dos sectores associados que está avaliado entre 11 mil e 12 mil milhões de euros e que será apresentado às autoridades do governo no âmbito do plano de recuperação do país – ‘homólogo’ do Plano de Recuperação e Resiliência português.

O Conselho Intertextil da Espanha (CIE), a Confederação Espanhola da Moda e a Federação Espanhola das Indústrias do Calçado (FICE) lideram um movimento onde estão representadas não apenas as associações sectoriais, mas também as PME e as grandes empresas de toda a cadeia produtiva. No total, mais de 400 empresas associaram-se à iniciativa.

Quando sectores como a construção, o automóvel ou o turismo costumam fazer lobby junto das autoridades políticas, o novo plano da moda representa a primeira vez em que toda a fileira se une em torno de uma mesma opção. Um facto que dificilmente se explica, uma vez que a fileira responde por mais de 2,8% do PIB espanhol (dados de 2019), 4% do mercado de trabalho espanhol e 8,9% do total das exportações.

Gigantes do sector como a Inditex, Tendam e El Corte Inglés juntaram-se ao projeto – assim como a Textil Santanderina e a Antex, duas das maiores unidades industriais de Espanha – que demorou mais de dois meses a delinear. A sua criação carece ainda de aprovação por parte do governo, que, segundo a imprensa espanhola, terá ainda de o propor à Comissão Europeia. Mas, se do plano constar a aposta na economia verde e a digitalização – como por cerro sucederá – Bruxelas não deverá colocar qualquer entrave à sua aprovação.

Partilhar