16 fevereiro 21
Indústria

António Moreira Gonçalves

Familitex instala tecnologia anti-desperdício da Smartex

A Familitex é uma das têxteis portuguesas que já instalou nos seus teares circulares o Smartex V1, o sistema inovador criado pela tecnológica portuguesa que utiliza inteligência artificial para inspecionar as malhas e detetar defeitos. A tecnologia esteve operacional já durante o mês de Janeiro, e de acordo com a Familitex, apresentou resultados imediatos no que toca a uma poupança de recursos e a uma diminuição do desperdício.

“O benefício de ter um sistema que garante 100% de inspeção já é enorme, ao que se acrescenta o enorme impacto que o Smartex V1 System tem na nossa produção em termos de poupanças, já comprovado durante o passado mês de janeiro em pleno funcionamento”, conta Afonso Barbosa, CEO da Familitex, acrescentando que “a interacção homem-máquina é ótima, os alertas do sistema deixam os nossos funcionários cada vez mais confiantes”.

Desenvolvido pela Smartex, uma start-up tecnológica criada em 2018 por três ex-estudantes da Universidade do Porto, o sistema automatizado conjuga inteligência artificial e visão computacional para identificar defeitos nas malhas e evitar o desperdício. No momento em que um defeito é identificado – como furos, traçadelas, manchas ou linhas de óleo – a máquina pára, evitando que continue a produzir sobre o erro e a desperdiçar energia, tempo e matéria-prima.

Depois de dois anos de desenvolvimento, o sistema Smartex V1 foi oficialmente lançado no mercado no outono de 2020, sendo que nos últimos meses foram instalados mais de 30 sistemas. Para além da Familitex,  empresas como Tintex e  Polopiqué, estão no grupo de early adopters desta nova tecnologia. “Após vários anos de desenvolvimento, alguns deles passados entre Shenzen e São Francisco, decidimos estabelecer as nossas principais operações em Portugal devido à proximidade da indústria têxtil. Isso permitiu-nos evoluir e entrar no mercado mais rápido”, explica Gilberto Loureiro, cofundador e CEO da Smartex.

Até ao momento, as empresas que já têm o sistema operacional têm registado um feedback positivo em relação à nova tecnologia, como é o caso da Familitex. “Os nossos atuais clientes reconhecem o benefício poucas semanas após a instalação dos sistemas. É isto que nos deixa confiantes que 2021 será um ano expressivo em termos de vendas, quer nos mercados em que já estamos presentes, como Portugal, Itália e Turquia, mas também em novos mercados”, acrescenta Rui Pereira, Diretor de Desenvolvimento de Negócios da Smartex.

Partilhar