21 outubro 20
Indústria

T

Espanha: negócio têxtil volta a crescer em agosto

O volume de negócios do setor têxtil espanhol disparou em agosto, após cinco meses consecutivos em queda, segundo revela o Índice de Volume de Negócios (ICN) divulgado pelo Instituto Nacional de Estatística espanhol, que aponta para um aumento de 11,6% face ao mesmo mês de 2019.

O impulso da receita deve-se em grande parte ao facto de agosto ser tradicionalmente um mês fraco para o comércio, mas este ano as fábricas permaneceram abertas após a paralisação durante os piores meses de confinamento causado pela pandemia.

Este o primeiro mês postivo para a atividade têxtil, depois de o INE ter revisto em baixa os números de julho: os dados provisórios apontavam para um crescimento homólogo de 1,2%, mas os dados definitivos indicam uma queda do volume de negócios da indústria têxtil de 0,3%.

Ao contrário, o negócio da moda continua em queda. O ICN do retalho de vestuário diminuiu 15,7% em agosto, uma queda foi ligeiramente inferior à registada em julho, (19,4%), mas acima da verificada em junho (15,6%).

Partilhar