17 junho 21
Comércio

T

El Corte Inglés volta a tentar vender imobiliário

Para já só em Espanha, o grupo El Corte Inglés volta a colocar no mercado uma parte dos seus ativos imobiliários: são mais cerca de 500 mil m2, entre os quais 70 mil correspondentes a um complexo logístico. O grupo espanhol encomendou ao BNP Paribas que encontre compradores para ativos constituídos maioritariamente por terrenos de logísticos ou industriais.

São um total de doze os grupos de ativos à venda, localizados na Catalunha, Castela-La Mancha, Castela e Leão, Andaluzia e Aragão, entre outras áreas. Um dos ativos mais valiosos é o centro de logística La Bisbal del Penedès (Tarragona), construído em 2016.

Nas últimas contas anuais, o El Corte Inglés valorizou os seus ativos logísticos em 712 milhões, acima da anterior estimativa de novembro do ano passado, graças ao crescimento do negócio online. O grupo já havia tentado alienar alguns ativos em 2016, quando encomendou à Morgan Stanley a venda de uma carteira de imobiliário de 300 milhões de euros, operação que não foi bem-sucedida.

O grupo terminou o exercício de 2020 com um volume de negócios de 10.432 milhões de euros, menos 31,6% que no ano anterior e prejuízos de quase três mil milhões de euros, mas de algum modo conseguiu salvar o ano com um resultado operacional bruto (EBITDA) positivo.

Partilhar