24 Agosto 20
Covid-19

T

CeNTI oferece viseiras a instituições sociais do Norte

Promover a sustentabilidade ambiental, demonstrando que é possível valorizar resíduos de plástico em suportes de viseiras, é uma das principais missões da parceria entre o CeNTI e a LIPOR Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto.  Uma colaboração que culminou na doação de equipamentos de protecção individuais a instituições escolares e sociais do Norte do país.

É uma iniciativa conjunta do CeNTI e da LIPOR, que nasceu para sensibilizar a comunidade e as empresas para a importância da valorização de resíduos e o uso eficiente de recursos,  e que contou com a participação de alunos de várias escolas da região Norte. Foram os mais novos quem, com o apoio da LIPOR,  recolheu e selecionou garrafas e tampinhas de plástico já usadas que permitiram “produzir filamentos ecológicos para utilização, por impressão 3D, no desenvolvimento de novos produtos, entre eles suportes para a produção de viseiras”, refere o comunicado do CeNTI.

Esta acção pedagógica culminou num momento solidário com o CeNTI a doar viseiras a profissionais e cuidadores de saúde de diversas entidades, nomeadamente centros escolares, lares, serviços de saúde e outras instituições. Paralelamente o CeNTI tem desenvolvido outras acções no combate à propagação da covid-19. Entre elas, o desenvolvimento de um sensor que, explica o comunicado do centro,  “vai monitorizar o ritmo respiratório, permitindo atuar rapidamente em caso de contaminação. Em curso tem ainda a criação de uma viseira com propriedades antivíricas e anti-embaciamento”, conclui.

 

Partilhar