24 junho 21
Formação

T

Câmara de Moda Italiana abre 15 vagas para migrantes

O projeto ‘Fashion Deserves the World’ nasceu no Dia Mundial do Refugiado (20 de Junho), resultado de uma parceria solidária entre a Câmara Nacional de Moda Italiana e a ONU, e tem em vista a atribuição de 15 vagas no sector da moda a migrantes, refugiados ou apátridas, que tenham bons conhecimentos de italiano e pelo menos 35 anos. “Estamos muito orgulhosos de apresentar este novo projeto, que marca um momento muito importante no processo de evolução do nosso sistema de moda para uma maior inclusão”, disse Carlo Capasa, presidente da CNMI.

O objetivo desta iniciativa, que decorreu durante a Milano Uomo, é assim evoluir o sistema de moda e torná-lo mais ético e rico: “esta é uma operação em que todos ganham (…) as empresas precisam de ser substituídas por pessoas treinadas e motivadas, de acordo com estudos macroeconómicos mais recentes, as diversidades trazidas pelos migrantes são uma mais-valia”, sublinha Laura Lucci, Chefe de Parcerias do sector privado do ACNUR Itália.

Para levar a iniciativa a bom porto, a Câmara Nacional de Moda vai servir-se da experiência da startup Mygrants, responsável por integrar migrantes e refugiados em programas de microaprendizagem para assim consolidarem as suas habilidades e facilitar a entrada no mercado de trabalho. Os treinos irão decorrer entre dezembro deste ano e janeiro de 2022, abrangendo tópicos que vão desde o conhecimento de materiais e técnicas de produção até à distribuição, comunicação e questões relacionadas com sustentabilidade.

Partilhar