15 março 19
Exportações

T

Brexit ameaça penalizar têxteis com taxa de 12%

No meio das enormes dúvidas que se mantêm em torno do Brexit, já há algumas certezas – e uma delas tem a ver com o setor da moda: o governo britânico já anunciou que, se não chegar a acordo com a União Europeia antes de 29 de março (o cenário mais provável), o Reino Unido vai penalizar as importações europeias de têxteis e moda com um imposto alfandegário de 12%.

No seu site, o governo de Londres ressalta que, se não houver acordo, o comércio entre o Reino Unido e a União Europeia estará sujeito ao mesmo tipo de taxas que atualmente incidem sobre as importações de países terceiros. Nesse quadro, o governo enfatiza que, na ausência de qualquer acordo de livre comércio, aplicará as mesmas tarifas aos países europeus que atualmente cobrem as comporás dos demais territórios da Organização Mundial do Comércio (OMC).

No entanto, o executivo britânico afirma que essas taxas serão temporárias até que o Parlamento estabeleça as novas. No caso da moda, as taxas afetam têxteis e alguns artigos de couro – mas outros artigos, como por exemplo o calçado, estão fora do sistema.

O mercado britânico é um dos maiores da fileira têxtil europeia: a Inditex tem 108 estabelecimentos no território; a Mango possui 46 lojas; Desigual e Pepe Jeans têm uma presença mais modesta, com apenas dois estabelecimentos em Londres cada um.

Partilhar