28 junho 21
Investigação

T

Paulo Vaz doutorado em Design Moda

Paulo Vaz, antigo diretor-geral da ATP, ex-editor do T Jornal e atual administrador da AEP para a área de negócios, é o mais novel doutorado em Design Moda. A defesa da tese “O Design Moda como Fator Dinamizador da Competitividade Externa do Subsector da Indústria de Malhas Portuguesa”, centrada no sucesso do modelo de ‘private label’ da indústria têxtil e vestuário portuguesa e na sua capacidade de ser replicado para outras indústrias similares e outros países, foi realizada no passado dia 18 de junho, na Universidade do Minho, em Guimarães, tendo sido aprovado com nota máxima.

A orientadora do Doutoramento de Paulo Vaz foi a Prof. Graça Guedes, da UM, tendo como arguentes os Profs. Fernando Moreira da Silva (Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa), Fernando Ferreira (Escola de Engenharia da UM), Rita Salvado (Faculdade de Engenharia da UBI), Carlos Duarte (IADE Lisboa) e Alberto Meijide (Faculdade de Economia da Universidade de Santiago de Compostela), tendo presidido ao júri, em representação do reitor da Universidade do Minho, a Prof. Estela Erlhagen.

A tese de Paulo Vaz desenvolveu um modelo de análise, diagnóstico e medição, designado Hivetex, destinado a avaliar a competitividade dos clusters têxteis, auxiliando a tomada de decisão estratégica e a implementação de políticas públicas dedicadas.

Partilhar