T49 - Dezembro 19
Loja

No tempo certo

“Desde o início, quisemos que o nosso trabalho fosse também de curadoria, ou seja, dedicamos parte do nosso budget à apresentação de jovens talentos, tanto nacionais como internacionais", revela João Pedro Vasconcelos, o homem por detrás da Wrong Weather

Cláudia Azevedo Lopes

Falar do percurso de João Pedro Vasconcelos e da Wrong Weather é como fazer uma viagem no tempo e acompanhar de perto a história da moda em Portugal. Licenciado em Desing Gráfico pela Chelsea College of Art e Design, em Londres, começou pela indústria, numa empresa onde desenhava produtos de comunicação visual – como quadros para mensagens –, que o levava aos quatro cantos do planeta. “Viajava muito. Conheci muita América, muita Ásia…. Tinha nessas viagens de visitar muitas lojas, muitos espaços para os quais desenhávamos produtos e isso fez-me contactar de perto com muita moda”, revela João Pedro.

Ao mesmo tempo, acumulava um trabalho de freelancer que, talvez por influência do destino, o atirava para a moda. “Comecei logo a colaborar com a ModaLisboa, com o Nuno Gama, com a Maria Gambina. Fazia os logos, os catálogos. Foi uma altura muito interessante, muito gira, porque era o início deste desabrochar da moda em Portugal. Apaixonei-me pela moda, pelo design, pela arte. Aliás, um dos meus clientes na época era Serralves”, explica.

E como nunca se pode deixar uma grande paixão para trás, maturou a ideia durante dois anos e em 2009 abre a Wrong Weather – o nome resulta de uma variação do nome da sua empresa de freelancer, a Wrong Design – em plena Avenida da Boavista, a dois passos da Casa da Música. “Interessava-me este local porque, em primeiro lugar, ficava ao lado deste edifício único que é a Casa da Música. Em segundo lugar porque esta era na altura uma zona ainda em desenvolvimento e eu queria fugir da zona comercial consolidada, como a Baixa. Isto era o Novo Porto”, completa.

Um novo Porto para um novo conceito: uma loja de menswear de qualidade com uma galeria de arte incluída, a Wrong Weather Gallery, para acolher a efervescente oferta artística da cidade. Quase em simultâneo, arrancaram com o site que lhes permite fugir das limitações do ainda pequeno mercado português e que se apresentou como uma autêntica tábua de salvação durante os tempos da crise. “Ainda há pouco tempo tivemos cá um cliente dos Estados Unidos que nos compra online e que ao vir a Portugal teve de nos vir visitar. Ficou em Lisboa e alugou um carro de propósito para vir ao Porto ver a loja”, revela orgulhoso o proprietário.

A-Cold-Wall*, Common Projects, Ambush, Juun.J, Kenzo, Off-White, Qasimi, Y-3, Raf Simons, Rick Owens, Stephan Schneider, Maison Margiela, Stone Island, Yeezy e Palm Angels são algumas das marcas que João Pedro selecionou para encherem as prateleiras da loja. No entanto, os jovens designers fazem parte do ADN do projeto. “Desde o início, quisemos que o nosso trabalho fosse também de curadoria, ou seja, dedicamos parte do nosso budget à apresentação de jovens talentos, tanto nacionais como internacionais. Por exemplo, nós vendemos para a Farfetch e somos sempre os primeiros a introduzir novas marcas e designers que depois têm muito sucesso e isso é algo que nos deixa muito orgulhosos. De momento, temos cá a Inês [Torcato] e o David Catalán. É isto que faz a personalidade da Wrong Weather. É muito mais do que um mero projeto comercial para vender roupa”, explica.

Em 2017, o boom do sportswear leva à abertura da Wrong Weather Life, uma extensão da loja-mãe dedicada a esse segmento e destinada a um público mais jovem. “Hoje, os grandes consumidores são os millennials. São uma geração muito mais informada – que coleções existem, quando saíram, que peças têm – e aberta a novas coisas. Sabem o que querem, não se importam de pagar por isso e preferem ter menos peças mas com mais qualidade. Para nós, que somos uma loja de nicho, isso é simplesmente perfeito”, completa João Pedro.

A Loja

Wrong Weather
Av. da Boavista 754
4100-111 Porto

Ano de abertura 2009 Produtos Menswear e sportswear de marcas de nicho e de designers emergentes Outros Serviços Também galeria de arte e desenvolvem a Sin Mag, uma revista impressa  bi-anual que apresenta novas marcas e criadores Espaços Também a Wrong Weather Life, dedicada a um público mais jovem Loja Online wrongweather.net, que leva o nome da loja aos quatro cantos do mundo

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