T40 - Fevereiro 19
Empresa

A qualidade é sempre a maior exigência

Avançar com segurança, ter uma equipa coesa e motivada e não embarcar em aventuras ou correr riscos desnecessários, são pilares da história de 35 anos de sucesso da Fergotex, uma confeção dedicada às malhas e ao sportwear.

José Augusto Moreira

Já se sabe que o desporto pode – e deve – ser uma escola de virtudes, e não é sequer necessário citar o exemplo de Belmiro de Azevedo, que gostava de invocar a juventude como atleta no FCPorto para ilustrar o empenho, tenacidade e espírito de equipa que fizeram da Sonae o maior e mais bem-sucedido grupo empresarial do país. Também Carlos Azevedo (o apelido é apenas coincidência) aplica na gestão da Fergotex muito do que aprendeu (mesmo sem o saber) nos tempos de defesa direito no futebol amador.

Avançar com segurança, ter uma equipa coesa e motivada e não embarcar em aventuras ou correr riscos desnecessários, são pilares da história de 35 anos de sucesso da Fergotex, uma confeção dedicada às malhas e ao sportwear, que exporta praticamente a 100% e tem crescido sempre de forma consistente e sustentada.

Outra das marcas da identidade da têxtil de Arnoso é a forte relação confiança com os clientes. “Fabricamos exclusivamente para clientes em private label, alguns desde que iniciamos a actividade. Muitos já cá andam há mais de 30 anos, e não vêm pelos nossos lindos olhos”, enfatiza o administrador da empresa que em tempos chegou a pensar em marca própria mas depressa concluiu que seria um investimento “pesado e incerto”.

Os clientes vêm, claro, pela capacidade, rigor e qualidade do trabalho da Fergotex, e chegam sobretudo da Europa (Espanha, França, Itlália, Alemanha e países nórdicos), mas também já alguns dos EUA, para onde espera vir a trabalhar mais nos próximos tempos. “Há um ou outro cliente em Portugal mas não chegão a quatro ou cinco por cento daquilo que fazemos”, esclarece Carlos Azevedo.

Quanto a marcas, “a confidencialidade faz parte da relação de confiança com o cliente” e há que jogar à defesa. Mesmo assim não esconde que também veste a camisola nacional ao mostrar uma réplica perfeita da camisola de Eusébio (foto) no célebre Mundial de Inglaterra.

A empresa, que em 2018 foi premiada com o estatuto de PME Líder, pela “qualidade de desempenho e perfil de risco”, enquanto festejava o 35º aniversário – um cruzeiro no Douro com os cem funcionários – acaba de reforçar a capacidade instalada com a aquisição se duas estendedoras e uma máquina de corte automática, com as quais caminha no sentido da perfeição no corte das malhas.

“A qualidade é sempre a nossa maior exigência”, frisa Carlos Azevedo, ilustrando com as três máquinas de bordar “só para fazer amostras”, o departamento criativo com duas designers e uma linha com dez pessoas “dedicada em exclusivo a novas coleções”, que permitem fazer internamente o desenvolvimento integral de todos os produtos. Parte da confecção é depois sub-contratada, contando com um grupo de cerca de 20 parceiros confeccionadores com os quais trabalha há muito tempo e que dão todas as garantias de qualidade.

Com um plantel próximo das cem pessoas, a Fergotex deverá fechar as contas de 2018 com um volume de negócios de 3,5 milhões – cerca des 2% mais que no ano anterior – e orgulha-se do seu percurso de jogo pelo seguro, com pequenos passos, firmes e consolidados.

O actual complexo industrial (4 mil m2 de área coberta inaugurados em finais de 1989) foi suportado por capitais próprios, assim como o tem sido todo o investimento. “Não estamos dependentes da banca e não temos projectos ou financiamento, seja do governo ou comunitários”, remata Carlos Azevedo, sabedor de que é à defesa e pelo seguro que se constroem os bons resultados.

A Empresa

Fergotex – Fábrica de Malhas Têxteis, Lda
Av. Conde de Arnoso, 1831
4770-526 Arnoso Stª Maria
Vila Nova de Famalicão

O que faz? Confeção de malhas e sportwear com capacidade para desenvolvimento inegral de colecções e produção de 8 a 10 mil peças por semana. Trabalhadores Cerca de 100 Fábrica Arnoso Stªa Maria, Vila Nova de Famalicão, com cerca de 4 mil m2 de área coberta. Volume de negócios 3,5 milhões de euros (mais de 95% em exportações)

Partilhar