Os olhos curiosos
Marta já passou pela publicidade, uma área que considera bastante estimulante
Marta Pais Oliveira
T70 - Fevereiro 2022
Emergente

T

Novos voos
"Foi em Setembro de 2021 que comecei a trabalhar na DDIGITT" para acelerar a digitalização têxtil

Nasceu no Porto, viveu e fez a escola em Espinho, e os 31 anos a juventude que lhe está estampada no rosto luminoso parece não combinar com a sabedoria e a serenidade já alcançadas pela Managing Director da agência de moda 3D DDIGITT.

Sempre fui uma pessoa calma desde criança”, diz a jovem que já foi jornalista e também se dedica à escrita – “aproveito todas as sestas da minha filha para escrever” – tendo vencido em 2020 o Prémio Revelação Agustina Bessa Luís, com a seu primeiro romance, “Escavadoras”. 

«Cumpridora nos estudos, os livros sempre foram os seus melhores amigos e contribuíram para manter viva a sua inata curiosidade. “Lembro-me de um que me marcou muito na adolescência, o Mundo de Sofia, que no fundo diz que quando as pessoas crescem vão perdendo os olhos curiosos. E eu quero mantê-los bem vivos”.

Com as palavras e as histórias sempre à boleia, quando chegou a faculdade foi natural a opção por Ciências da Comunicação – Ramo Jornalismo, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. “Ainda no âmbito da licenciatura fiz estágio no jornal Público e adorei, mas como não houve seguimento acabei por me direcionar para a área de comunicação corporativa”, conta Marta, que acabou por ir trabalhar para o grupo Sonae na área de comunicação interna e marketing.

Mas os olhos curiosos de Marta pediam mais e em 2016, juntamente com o marido, parte para uma aventura intercontinental: “O Pedro candidatou-se ao programa Inov Contacto e ficou em Moçambique. Por isso lá fomos para Maputo”, onde encontrou emprego na área de implementação de sistemas de ensino à distância.

De regresso a Portugal e com a vontade de “mudar de cenário”, começa a trabalhar na SA365, uma agência de publicidade – “uma área muito estimulante, aprendi imenso”, uma passagem de cinco anos durante os quais escreve “Escavadoras”.

Com a escrita acesa e o nascimento da filha, é em meados de 2021 que Marta sente que está na hora de novos voos. “Foi em Setembro que comecei a trabalhar na DDIGITT, motivada pela missão de acelerar os processos de digitalização do sector têxtil”, justifica Marta que até então nunca tinha trabalhado com a área têxtil. Em linhas gerais, a DDIGITT é uma agência de Portugal para o mundo que trabalha com grandes marcas a digitalização de moda, criando produtos e coleções 3D, desenvolvendo o produto digital a partir de produto físico ou desenvolvendo-o em primeira mão neste formato (digital sample). 

“Isto para jovens criadores, por exemplo, é interessante, porque se antes um estilista tinha de dispor de um grande investimento financeiro para desenvolver a sua primeira coleção sem saber se ia funcionar ou não no mercado, agora, graças a este desenho e ao nosso trabalho, pode perceber a aceitação ainda antes da fase da produção”, explica Marta lembrando que estes 3D são “tão ou mais reais como o produto físico”.

A trabalhar para o mercado global a DDGITT permite, com um “grau de realismo extraordinário”, aos clientes trabalhar animação, personalizar e testar novos produtos. E Marta espera “amadurecer os processos e contribuir para o crescimento da agência e da indústria da moda de forma geral, em termos de criatividade, agilidade e sustentabilidade”.

Cartão Do cidadão

Família Vive com o marido, Pedro, e a filha Beatriz, com dois anos Casa Apartamento em Miramar Formação Licenciatura em Ciências da Comunicação – Ramo Jornalismo, na UPorto (Faculdade de Letras) e Complutense, de Madrid Carro Smart ForFour Portátil Macbook Air Telemóvel Iphone Xs Hobbies Escrever é, a par do tempo em família, a sua grande paixão. Férias Fã de destinos de aventura e conexão à natureza (“nunca repetimos destinos”) Regra de Ouro “Não tenhamos pressa, mas não percamos tempo.”

Partilhar