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Livrem-se de se lhe meter uma ideia na cabeça! A família, que o conhece melhor que ninguém, está sempre a deixar este aviso, urbi et orbi, para que ninguém seja apanhado desprevenido. Se uma ideia se mete na cabeça de Jorge Pereira é certo e sabido que ele não vai parar enquanto não a concretizar
culpa por a ideia da Lipaco se lhe ter metido na cabeça é do pai, Adélio (de quem ele herdou a irrequietude e o espírito empreendedor), que numa feira comprou uma máquina que achou muito interessante e instalou-a numa armazém que tinham junto a casa deles, em Esposende. Coca-bichinhos como é, Jorge não descansou enquanto não pôs a máquina que lhe mudou a vida a fabricar linhas de costura. Foi há 32 anos.
Os primeiros 18 anos decorreram suavemente, sem solavancos, com a Lipaco a vender linhas de costura no mercado interno, a uma indústria de confecções que prosperava despreocupada até que, já neste século, foi violentamente sacudida por dois terramotos – a adesão da China à OMC e a crise da dividas soberanas que trouxe a Troika a Portugal.
“Nessa altura foi para mim muito claro que tínhamos de procurar alternativas, de modificar a oferta de produtos e encontrar novos mercados”, recorda Jorge Pereira, que almoçou connosco num intervalo de uma hora da sua presença como expositor na Techtextil, preferindo a Coca Cola à cerveja para se manter bem desperto durante a tarde – e prescindindo do café para não perturbar uma boa noite de sono após um sempre cansativo dia de feira.
Para ultrapassar a crise que atingiu a Lipaco no início da idade adulta, comprou equipamentos para começar a fazer fios (e assim a alargar a oferta), pegou na mala e correu mundo, de feira em feira, à descoberta de novos destinos que substituíssem o exangue mercado doméstico – e também para perceber que tipo de produtos pediam os clientes.
“Aprendi que o caminho certo era apostar na exportação e em produtos cada vez mais técnicos”, resume o CEO da Lipaco, que conclui no próximo mês um investimento de 1,8 milhões de euros que duplica a capacidade instalada da fábrica.
Sustentabilidade, a palavra mágica para quem quer ter futuro na têxtil, está no topo da lista de prioridades da Lipaco, com um sucesso que pode ser medido pelo facto da Messe Frankfurt a ter incluído no restrito quadro de honra de 41 empresas (de um total de 1 818 presentes na Techtextil) com boas práticas nesta área.
Depender cada vez menos de terceiros é outras das preocupações, que levou a Lipaco a investir na tinturaria e em laboratórios. “Percebemos que para reduzir os tempos de entrega aos clientes e garantir a qualidade dos nossos produtos não podíamos recorrer à subcontratação”, explica.
A Lipaco está no bom caminho. Exporta 45% das suas vendas de 2,6 milhões de euros, e 30% da produção já é de fios técnicos. Mas tem como objetivo de curto prazo exportar metade do seu volume de negócio e fazer crescer o peso dos fios técnicos. “O que nos interessa é ter cada vez mais produtos com mais-valia e cada vez menos commodities”, diz Jorge Pereira, um empresário que quando se lhe mete uma ideia na cabeça…
Sonhou ser controlador aéreo, mas chumbou no exame. A seguir quis ser piloto, passou em todos os testes, mas, na hora da verdade, desistiu - pressionado pela mãe, que estava sempre a dizer-lhe que era uma má profissão, já que não podia ter família, pois andaria sempre a voar de um lado para o outro. Firmou os pés na terra e inscreveu-se no ano zero do curso de Gestão da Católica no Porto, onde andava (entusiasmado com uma rádio pirata, nos tempos livres) quando o pai, Adélio comprou uma máquina de fazer linhas de costura. Estávamos em 1987 e ia nascer a Lipaco. Jorge Pereira nasceu em 1964, em Lourenço Marques (onde o pai trabalhava numa cimenteira do grupo Champalimaud), de onde veio com dois anos e meio. Fez uma escala na Trofa (onde a família da mãe tinha uma mercearia e ele aprendeu com a avó Maria o ofício do comércio), antes de deitar âncora em Esposende. Casado com uma fisoterapeuta, têm uma filha de 21anos, que fez Gestão na Católica
Hall 4.1.7 Messe Frankfurt Ludwig Erhard Anlage 1 Frankfurt am Main
Prato Pizza quatro queijos Bebidas Cola Cola, cerveja Becks e um café