T46 Setembro 19
Dois cafés & a conta

T

"Dobrar é sempre bom"
Elsa espera fechar 2019 com a RDD a faturar quatro milhões, o dobro de 2018
Uma nova fábrica
A aposta sustantável do grupo valérius resulta na abertura da fábrica 360, com abertura prevista para este ano
Elsa Parente

Se nas feiras internacionais, os compradores perguntam cada vez mais pelo orgânico, reciclado e sustentável, Elsa Parente é a pessoa certa para lhes esclarecer todas as dúvidas. Formada em Química, a CEO da RDD está a liderar o projecto sustentável do grupo Valérius, que já resultou numa nova fábrica e promete ainda mais novidades.

A
A

conjuntura não é famosa, mas a vida corre-lhe bem. No final do 1º semestre já tinha vendido tanto (dois milhões de euros), como em todo o ano passado, o primeiro exercício completo da RDD, a empresa de i&d do grupo Valerius, que prevê fechar 2019 com um volume de negócios de quatro milhões de euros.

“O dobro é sempre bom”, diz, com um sorriso de orelha a orelha, a minhota que criou de raiz a RDD e dirige uma equipa multidisciplinar de 17 pessoas, que integra especialistas de formações tão diversas como microbiologia, engenharia têxtil, saúde pública, marketing, design de moda ou engenharia de confecções.

“O ambiente é de expectativa. Nota-se bastante receio. Há a ideia de que os próximos anos não vão ser muito bons”, reconhece Elsa Parente, que escolheu almoçarmos ao pé de casa, num restaurante que frequenta e onde pediu o prato que costuma partilhar com o marido (meio quilo de carne da vazia mal passada e fatiada) e a bebida do costume (a Bohemia clássica) – a inovação fica-se pelas malhas, não chega à mesa 🙂

Apesar do céu da ITV estar nublado e a incerteza ser o sentimento dominante, Elsa tem todas as razões para estar satisfeita, porque a RDD (a ponta de laça do Projeto 360 da Valérius), está a fazer surf em cima da tendência dominante – a economia circular, a reformulação que a moda fez no séc. XXI da teoria formulada por Lavoisier no séc. XVIII de que na natureza nada se perde, nada se cria, tudo se transforma.

“Nas feiras, a primeira pergunta que os clientes fazem é se temos produto sustentável, ecológico, reciclado ou bio…”, conta Elsa, que apresentou na Milano Unica, em antestreia mundial, as primeiras peças da gama 360, 12 malhas feitas a partir de uma mistura de tencel com fios de algodão reciclados a partir de desperdícios pré-consumo.

“A nossa colecção outono/inverno 20-21 é maioritariamente sustentável, com fibras recicladas, orgânicas e naturais. Além da gama 360 e temos outras novidades, como a gama de orgânicos mercerizados com certificação GOTS. A nossa tecnologia e conhecimento permitem-nos usar processos que reduzem imenso o consumo de água e produtos químicos”, afirma a CEO da RDD.

A gama 360 continuará em cartaz este mês, entre Munique (Fabric Start) e Paris (Première Vision), mas ainda em regime de soft opening, com amostras apresentadas com o objetivo de fazer crescer água na boca dos clientes e lhes possibilitar fazerem os primeiros testes.

Os equipamentos ainda estão a ser montados no Mindelo, na fábrica 360 da Valérius, que deverá começar a laborar no final do verão, mas que só a partir de janeiro estará em condições operacionais para responder a encomendas com dimensão.

“Desde o início que trabalhamos com uma meta: atingir os 10 milhões de euros de vendas em 2024, tendo como principal produto malhas feitas a partir de fio com fibras recicladas pela 360”, diz Elsa, que se viciou na sensação de andar numa montanha russa que significa trabalhar na ITV.

“Tem de ser gostar muito da têxtil para estar numa indústria como esta, em que todos os dias surgem problemas novos para resolver. Lá em casa ao jantar só se fala da têxtil, pois no automóvel nunca há novidades – é um dia a dia rotineiro”, conclui.

Perfil

Nasceu em Viana do Castelo, licenciou-se em Química em Braga (Universidade do Minho, 1998) e trabalhou durante 18 anos em Vila Nova de Cerveira, na Tintex, onde debutou como assistente de laboratório e saiu quando era diretora comercial. Vive em Moledo e trabalha em Barcelos, onde dirige a RDD-Research, Design & Development, a empresa laboratório do grupo Valérius, que criou há três anos, a partir do zero. Quando chegou a hora de ir para a faculdade, a primeira escolha foi Farmácia. É a mais nova das três filhas resultantes do matrimónio entre uma doméstica e um emigrante no Canadá - o pai trabalhou durante muitos anos em Montreal numa grande fábrica têxtil vertical. Casada com Gil, alto quadro de uma fábrica portuguesa de componentes para a indústria automóvel de capitais japoneses, têm dois filhos: Constança, oito anos, e Lourenço, nove meses

RESTAURANTE
Hamilton
Avenida Santana 395
4910-225 Moledo

Prato: Meio quilo de vazia na tábua, com cogumelos salteados e arroz basmati Bebidas: Bohemia clássica, um copo e meio de tinto (Valle Longo, Douro, 2017) e dois cafés

Partilhar