Saber ler os sinais também ajuda
T46 Setembro 19

Manuel Serrão

Diretor do T
N

uno Pinto, o CEO da P&R Têxteis que faz a capa desta edição 46 do T, teve esta curiosa e inspirada afirmação (que aliás escolhemos para título) de que na sua empresa a inovação é um desporto colectivo. No duplo sentido que lhe atribuo da inovação ser um foco constante da P&R, mas também ser uma preocupação e um esforço que tem de ser partilhado por todos, dos empresários ao trabalhador mais recente.

Todos sabemos, mas nunca é demais repetir, que a inovação é imprescindível num setor que tem apostado em reinventar-se para se manter competitivo num mercado global cada vez mais difícil de conquistar.

Acontece que esta inovação não é apenas e só a mera inovação tecnológica, com atenção permanente às novas tecnologias e novos processos produtivos. Como também não se pode reduzir à busca incessante de novidades nos produtos que se apresentam e na aposta crescente nas mais modernas formas de comercialização e distribuição.

Convém nunca esquecer o consumidor final, as suas mudanças de humor e de hábitos. Um setor pode estar tecnologicamente bem apetrechado, ser capaz de um poderoso marketing de imagem a nível nacional e internacional, mas se insistir em vender os excelentes produtos que faz a consumidores que já estão há muito noutra onda, vai ter um problema sério para resolver.

Até agora nunca foi um problema da ITV e por isso as estatísticas continuam a dar-nos boas notícias. Saber ler os sinais também ajuda.

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