PROFISSIONAL TÊXTIL: UM DIA PARA NOS LEMBRAR QUE CONTAMOS
04 Julho 19

Paulo Vaz

Diretor Geral da ATP e Editor do T
A

Indústria Têxtil e Vestuário portuguesa é feita de empresas e estas são feitas de pessoas. As pessoas são o seu elemento central, a que tudo se reconduz afinal.

Se o sector resistiu aos brutais choques competitivos que o obrigaram a dramática reestruturação, na década passada, foi, em primeira linha, porque as pessoas não quiseram desistir dele: os empresários, os gestores, os técnicos, os operários e todos os demais “stakeholders” que o constituem e lhe dão a razão de ser. Teimaram em continuar, persistimos em sobreviver.

O elemento psicológico e sociológico, que integra a dimensão humana da ITV nacional, foi crucial para que, hoje, por simples vontade dos seus atores, possamos ter uma indústria viva, dinâmica, moderna e com futuro.

Por essa razão superior, a “ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal”, como a Associação de toda a fileira, entendeu celebrar anualmente, no dia 4 de Julho, o dia do “profissional têxtil”, como forma de homenagear todos aqueles que consagram o seu esforço, o seu engenho, as suas capacidades e talentos, assim como aqueles que arriscam o seu património e o das suas famílias, em suma a sua vida, de forma profissional – e tantas vezes para lá disso – à atividade do têxtil, do vestuário e da moda.

Quando falamos de “profissional têxtil”, falamos tanto do mais bem sucedido empresário ao mais humilde operário, pois todos eles construíram e fazem prevalecer um ecossistema, extraordinariamente vivo e sinérgico, que tem demonstrado capacidades únicas de resiliência e adaptação, de absorção da mais moderna tecnologia e da mais diferenciadora criatividade, contribuindo, cada a um a seu modo e na proporção das suas capacidades, competências e responsabilidades, para sermos o que somos: muito mais do que alguns gostaríamos que fossemos, mas ainda menos do que desejamos ser.

O dia do “profissional têxtil” serve para dizer que contamos, que importamos e que continuaremos, geração atrás de geração, a orgulhar o país, mesmo se este anda distraído desta poderosa verdade.

O dia do “profissional têxtil” foi criado para lembrar que a nossa indústria têxtil e vestuário tem um rosto, muitos rostos, e uma avassaladora humanidade que nos faz ter continuadamente esperança que o melhor ainda está para vir.

Partilhar