T42 Abril 19
Corte & costura

Júlio Magalhães

Qualidades de líder
"O que faz um líder é a garra e o sentido de responsabilidade" afirma Odete Santos
Odete Santos

É uma das fundadoras da Cotton Brothers, marca que se estreou este ano no Portugal Fashion e roubou muitas palavras de elogio. Odete Santos fala-nos sobre o percurso desta marca, que já está a celebrar cinco anos de trabalho, e sobre as qualidades necessárias para se ter sucesso na indústria da moda.

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Cotton brothers, esteve recentemente no brand up do Portugal Fashion. Toda a gente elogiou a coleção, mas para a estreante Odete qual foi a sensação que ficou?

Quando explicávamos o conceito da marca o interesse aumentava. O Feedback foi bastante positivo. O Portugal Fashion é de facto um evento de extrema importância para a moda portuguesa e especificamente o espaço brand up proporciona às marcas a possibilidade de divulgarem  os seus produtos num contexto que não podia ser mais apropriado.

Já começam a ser recorrentes as participações da marca em várias feiras internacionais. Qual é a importância que têm para as exportações da empresa?

Foram a alavanca no nosso processo de internacionalização enquanto marca própria. Angariamos muitos clientes e começamos a vender em alguns mercados através das feiras, mas fizemos também muitos contactos importantes que nalguns casos se concretizaram em parcerias e negócios.

Como muitas empresas do ramo, há uma  coabitação entre a marca própria e o private label. Qual é a aposta maior no momento atual?

A aposta neste momento é obviamente na marca própria, mas também não descuramos o private label que corresponde ainda a uma parte grande da faturação da empresa.

É uma jovem líder num mundo que já foi quase só de homens. Acha que isso ainda faz alguma diferença, ou já ninguém distingue entre um líder masculino ou feminino?

Não sinto qualquer distinção. O que faz um líder é a garra, ambição e sentido de responsabilidade e nesse aspecto tive uma líder feminina que me fez crescer com esses valores.

Para quem ainda andava na escola quando o Portugal Fashion fez a primeira edição, como avalia a evolução do reconhecimento da moda portuguesa no estrangeiro nos últimos anos?

O ‘Made in Portugal’ é hoje extremamente valorizado no estrangeiro. Desde a nossa primeira participação em feiras internacionais que evidenciamos ao máximo o facto de sermos portugueses e produzirmos toda a coleção em Portugal. É sem dúvida uma mais valia, os clientes quando percebem que somos uma marca portuguesa ficam desde logo interessados em saber tudo sobre a marca e sobre os produtos. Gostam de sentir essa proximidade à marca de saber que a marca é Portuguesa mas que os produtos são criados e produzidos em Portugal.

Perfil

Fundadora da Cotton Brothers, marca que criou com o irmão Nuno há 5 anos atrás. Formou-se em Gestão na Universidade Católica e trabalhou também na empresa de confecção que os pais fizeram crescer. Tranquila e de sorriso fácil, adora viajar. A partilha com família e amigos e as brincadeiras com os dois filhos é do que mais gosta de fazer nos tempos livres.

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