T73 – A Alegria do polvo
T73 - Junho 2022
Cantinas do Serrão

Manuel Serrão

Polvo - a alegria no prato - não tão longe das mil e uma maneiras de ser confecionado

Ainda estamos longe das mil maneiras de cozinhar o bacalhau, mas nos últimos anos sinto que o polvo tem ameaçado o fiel amigo neste particular. Os dedos das duas mãos (a que posso juntar sem medo os dedos dos dois pés) começam a não chegar para enumerar os restaurantes de que me lembro e frequento por causa de uma determinada forma de cozinhar e apresentar o polvo.


No meio desta reflexão veio-me à memória o Jardim, em Vila Nova de Famalicão, muito perto do meu Porto. Mas mais perto ainda de muitos dos meus portos de abrigo nesta bela localidade minhota, a começar logo pelas sedes da ATP e do CITEVE por onde passo amiúde, ainda que nem sempre, como devem imaginar,  a caminho da alegria do polvo.


Um dos desejos mais antigos de curiosos cozinheiros não praticantes como eu, é muitas vezes querer saber os segredos deste ou daquele prato. No Jardim já exerci essa curiosidade gastronómica por diversas vezes e até já a disfarcei, diga-se que em vão, de mera pergunta inocente sobre o molho e as suas raízes mais profundas.

Alegre polvo
Que me enche o prato cheio de segredos
Como é bom de adivinhar, o dono e zelador deste Jardim á beira de Famalicão plantado, sempre se escusou amavelmente a corresponder ás minhas insistências e por isso, dez vezes que já lá tenha comido o polvo, são dez vezes em que saí de lá a saber o mesmo sobre ele.


Saber o mesmo neste caso é saber que o polvo do Jardim não tem nada a ver com os polvos doutras paragens, mas também não consigo explicar aos meus leitores destas Cantinas o porquê ou porquês dessa diferença.


Assim sendo resta-me incentivar-vos a lá irem e se algum tiver a sorte de conseguir arrancar ao nosso jardineiro mor o segredo da receita, aqui fica o meu mail: serrao.manuel@gmail.com. E acto continuo, o meu sincero e antecipado muito obrigado.

RESTAURANTE
Restaurante Jardim 

Av. Santiago de Gavião
4760-003 VN Famalicão

Partilhar