Sem medo da nortada
T33 Junho 18
Cantinas do Serrão

Manuel Serrão

Na Aquário Marisqueira, em Espinho, o marisco e o peixe não nos engana e a excelente explanada afasta qualquer medo que se possa ter da nortada.

O restaurante Aquário Marisqueira, na marginal de Espinho, tem a esplanada mais protegida do Norte litoral e alguns dos peixes e mariscos mais apreciados nesta bela localidade do nosso querido Portugal.

Há que reconhecer que a situação tem vindo a melhorar nos últimos anos, mas se existe enigma que eu não consigo decifrar em Portugal, é como é possível que um país como o nosso, tenha tão poucas esplanadas.

Vamos a Paris ou a Amesterdão, onde em vez do nosso clima geralmente soalheiro, chove e neva com a mesma facilidade e tropeçamos em esplanadas nos sítios mais esconsos.

Por cá, então fora dos meses de Verão, é preciso procurá-las quase como agulhas em palheiros.

Serve este arrazoado inicial para conferir o devido destaque à esplanada do Aquário Marisqueira. Em pleno calçadão espinhense, num espaço quase arrancado à praia, ali mesmo onde a famosa nortada costuma fazer das suas a valer, o meu amigo António ergueu uma esplanada sem medo, no melhor estilo dos verdadeiros homens do Norte.

Peixe sem igual
As mais das vezes que lá vou, leva-me a saudade de um rodovalho grelhado com arroz de cenoura feito ao momento
Até parece que nasceu na têxtil!

As mais das vezes que lá vou, leva-me a saudade de um rodovalho grelhado com um certo arroz de cenoura feito ao momento. Mas não raro a saudade mais forte é mesmo a de poder comer ao ar livre como que sentindo que o peixinho se arrastou pela praia até à minha fome. Tem dias em que não há melhor tempero que um bom cheiro a maresia…

Dos pequenos segredos lembro a broa torrada com que vamos fazendo a boca inicial, misturando-a com um presuntinho cortado na hora como tem de ser. O marisco e o peixe não nos engana e os que sabem ver podem ir escolhê-lo à banca frigorífica. Por mim confio geralmente na escolha da casa porque sempre confio mais na inside information caseira do que no meu olho suspeito.

Mas acabo como comecei, louvando a esplanada que um homem sem medo das nortadas edificou em Espinho. Porque aqui, ao contrário do que se diz na bola, como começa tem a mesma importância do que como acaba.

RESTAURANTE
Aquário Marisqueira

 

Rua 4, nº 540

4500-343 Espinho

Partilhar