Que grande Ramada
T35 Setembro 18
Cantinas do Serrão

Manuel Serrão

A fantástica esplanada do Ramada do Mar convida-nos a sentar, relaxar e aproveitar o dia, faça sol ou faça chuva.

Uma das discussões na agenda actual do mundo da moda e do têxtil em geral, é a importância dos influencers, em tradução literal, os influenciadores. Bloggers, youtubers, instagramers, embaixadores de marcas, etc, Mas neste início de Agosto em que escrevo, curvo-me perante outro grande e velho influenciador que é o tempo. O tempo que faz!

Este tempo que faz fez-me escolher o Ramada do Mar por causa da sua esplanada arejada, mas com sombra. Em Matosinhos a Câmara Municipal achou por bem regulamentar e disciplinar as esplanadas que os seus restaurantes improvisavam nos passeios (e nas ruas) fronteiros a cada estabelecimento, aprovando e impondo uma solução única para todos, que tem grandes vantagens estéticas e funcionais, porque passaram a funcionar o ano inteiro.

Como não há bela sem senão, o que estas belas esplanadas deixaram de ter foi mais arejo na hora e nos dias em que o calor e a falta de nortada pedem o fim de todas as barreiras.

Peixe fresco é o rei
O peixe fresco é o rei, mas também recomendo as amêijoas, o polvo e até uns lombinhos de porco ibérico.
Aliás estimulam o derrubar de todas as barreiras.

No Ramada do Mar, como a esplanada é interior, a nova regulamentação não se aplica e podemos lá jantar nos dias mais quentes com o fresquinho a alegrar-nos a vida. Mas também podemos lá almoçar, faça sol ou faça chuva, na esplanada ou na sala, em qualquer dia da semana, menos às segundas.

Respeitando a boa tradição matosinhense, o peixe fresco na brasa é o rei da festa, mas também recomendo o bacalhau, as amêijoas, o polvo e até uns lombinhos grelhados de porco ibérico.

Desta esplanada não é possível ver o mar, mas é absolutamente frequente senti-lo no nariz com o cheiro a maresia e na boca, mal nos estreamos a comer o robalo ou o rodovalho que chegam ainda quase a saltar para o prato. Também me dizem bem das sardinhas, mas isso é um peixe para cuja apreciação não possuo qualquer competência.

RESTAURANTE
Ramada do Mar

Roberto Ivens 1058

4450-077 Matosinhos

Partilhar