A star is born em Guimarães
T38 Dezembro 19
Cantinas do Serrão

Manuel Serrão

Nesta edição da Cantina, Manuel Serrão leva-nos até à Cozinha do Chef António Loureiro, recentemente galardoado com a tão almejada estrela Michelin.

Mais vale tarde do que nunca, mas há que reconhecer que ninguém compreendia como é que o guia Michelin ainda não tinha atribuído nenhuma das suas famosas estrelas a um restaurante da região de Guimarães.

Coube a honra merecida ao Chef António Loureiro com o seu “ A Cozinha”, ainda por cima um restaurante tão bem casado com o centro histórico de Guimarães. É sabido que muitos são os critérios destas escolhas e nem sempre a boa confecção e a esmerada apresentação dos pratos são suficientes para conseguir esta almejada distinção.

No caso vertente, devo confessar que da única vez que até agora lá fui, saí de lá a pensar que provavelmente mais ano menos ano António Loureiro iria ser um forte candidato à dita estrela. Mal eu sabia que a coisa já estava na forja.

Como também acontece muitas vezes (embora se calhar menos vezes do que seria aconselhável), António Loureiro e a sua cozinha não aterraram no coração de Guimarães de pára-quedas ou vindos do nada.

Doce recordação
"O pudim abade de priscos com gelado de lima, gel de laranja e avelã e esponja de cardamomo, foi a chave de ouro"

António Loureiro, chegou ao Largo do Serralho na sequência de um percurso que o levou a muitos lados e depois de muitas experiências que já em 2014 lhe granjearam a nomeação de “Chef Cozinheiro do Ano”.

Este tipo de restaurantes não costuma ser conservador nas opções que oferece no menu, mas da vez que lá estive o que mais me recordo e impressionou foi a sugestão de sobremesa que não foi a minha escolha inicial mas o pudim abade de priscos que veio com gelado de lima, esponja de cardamomo, gel de laranja e avelã, revelou-se uma autêntica chave de ouro para fechar uma inesquecível experiência para muitos dos sentidos que mantenho despertos sempre que me sento a uma mesa.

António Loureiro está de parabéns pela distinção recebida, mas está sobretudo de parabéns por ter enfileirado na restrita lista de chefes portugueses estrelados pela Michelin sem deixar de manter bem vivas as tradições da cozinha regional vimaranense.

RESTAURANTE
A Cozinha

Largo do Serralho, 4

480-472 Guimarães

Partilhar