T22/23 Julho/Agosto 2017
Serviço Especializado

bwd Digital Transformation – Data scientists

Auto-denominam-se data scientists porque são experientes em organizar informação e traçam planos para que a gestão da mesma seja feita de forma o mais eficiente possível dentro de cada empresa.

Carolina Guimarães

Se dar com as chaves do carro no meio da mala já é difícil, achar uma referência de um artigo produzido há mais de meia dúzia de anos no arquivo físico de uma empresa pode ser pior que encontrar a agulha no palheiro. Assim como o email de um fornecedor recebido há meses. Digitalização é, por isso, a palavra de ordem da atualidade empresarial.

Digital é, de facto, o nome do meio da bwd. A bwd Digital Transformation – o nome completo da empresa – dedica-se à consultoria na área da digitalização e à implementação de soluções na área da gestão de informação. Por outras palavras, são arquitetos de base de dados (ou data scientists, como se intitulam) que, consoante a empresa – a sua cultura, negócio, dimensão e necessidades -, desenham um grande armazém virtual onde todas as informações têm o seu devido lugar, a sua gaveta, nunca ficando perdidas pelo caminho.

“Apesar das empresas têxteis terem evoluído muito nos últimos anos e realizado grandes investimentos ao nível do controlo de qualidade e na aquisição de alguns softwares, há muitos processos que continuam muito arcaicos e ineficazes”, explica Adriano Ribeiro, gestor da bwd, que trabalha há mais de 15 anos na área.

“Há muitas empresas que não dominam informação fundamental sobre o seu próprio negócio –  fornecedores, matérias-primas, produtos – por haver uma má gestão e enormes perdas de informação, que resultam em mais tempo despendido e, consequentemente, numa quebra na produtividade e falhas de competitividade”, acrescenta.

A receita mágica da bwd para resolver este problema é desenhar e ajudar a implementar uma estratégia de modernização digital, construindo um roadmap de evolução gradual e sustentável.

“Analisamos a realidade de cada empresa e, em função disso, encontramos a solução ideal, incluindo as ferramentas de software adequadas, que vão promover as potencialidades de cada negócio”, diz Adriano.

A construção de uma relação de proximidade com as empresas com quem trabalham é, por isso, essencial para perceber a essência de cada organização, pelo que a maioria dos clientes da bwd se encontram na zona Norte, onde estão sediados.

A automatização e otimização de processos – que permitem uma redução de custos – e as soluções de mobilidade, que possibilitam o acesso de qualquer funcionário à base de dados da sua empresa, a qualquer momento e em qualquer lugar – cada vez mais importantes na área têxtil, que vê a exportação como uma bóia salva-vidas para o setor – são duas das maiores carências que os data scientists da bwd procuram ajudar a resolver.

Transformar o pesadelo que pode ser a tarefa de arquivar e procurar informações, imagens, dados ou documentos, num caminho sem sobressaltos e transtornos é o grande objetivo da bwd Digital Transformation. Tudo para simplificar a guarda e a procura de informação para que, no final da equação, sobre tempo e dinheiro nos bolsos – assim como uma boa dose de paciência.

O Serviço

bwd Digital Transformation
Rua Augusto Rosa nº 39,
Porto

Serviços Consultoria e implementação de estratégias digitais Funcionários 10 Indústrias Têxtil, construção civil, metalomecânica, entre outras Inauguração 2016

Partilhar