T43 - Maio 19
Serviço Especializado

Brandin – Carla e Edgar ajudam as marcas a levantar voo

A missão da Brand In, fundada por Carla Reis e Edgar Silva, é ajudar as marcas e os designers a estabelecer uma estratégia comercial coesa que os faça levantar voo rumo à prosperidade.

António Moreira Gonçalves

Quando começam a dar os primeiros passos nas passerelles, muitos designers têm já um estilo bem definido e, acima de tudo, muita vontade de criar um nome no mundo da moda. No entanto, à criatividade falta por vezes o outro lado da moeda: uma estratégia comercial que garanta o futuro do projecto. É aí que entra o trabalho da Brandin, a plataforma criada por Carla Reis e Edgar Silva para levar os designers portugueses aos mercados internacionais e os aproximar de milhares de clientes.

“O nosso trabalho é fazer com que os designers não se preocupem com as questões comerciais e se mantenham focados no mais importante que é desenharem novas colecções”, resume Edgar Silva. No seu dia-a-dia, os fundadores da Brandin ajudam as marcas de autor a tomarem as melhores decisões no intrincado mundo dos negócios: estudam os mercados com maior potencial, planeiam as presenças em feiras, estabelecem uma agenda estratégica e tratam de todas as burocracias, desde a candidatura a apoios institucionais à gestão das encomendas. São assim grandes facilitadores, cuja missão é abrir novas portas à moda nacional.

O projecto surgiu em finais de 2013, quando Carla Reis começou a colaborar com Luís Buchinho. Engenheira zootécnica, o plano de vir a trabalhar com animais acabou sempre adiado por uma carreira no mundo empresarial. A seu cargo, Carla chegou a ter uma rede de 18 lojas de vestuário infantil quando a crise de 2011 a obrigou redefinir a carreira. No entanto, a experiência profissional viria a ser muito valiosa quando o estilista lhe pediu ajuda para reorganizar o seu projecto. “Foi aí que percebi que muitos designers não têm tempo para as coisas mais simples como seja responder aos e-mails dos clientes, tratar das encomendas ou fazer o follow up depois das feiras”, explica.

Luís Buchinho foi assim o ground zero da Brandín, o primeiro cliente que viria a testar o sucesso da fórmula. “Logo nesse momento pensamos em criar um serviço que pudesse ser utilizado para outros projectos semelhantes, uma espécie de showroom da moda nacional”, afirma Edgar Silva. E desde 2013 o projecto foi crescendo, de tal forma que hoje conta já com uma mão cheia de designers reconhecidos. Carla Pontes, Gonçalo Peixoto, Hugo Costa, Nycole e David Catalán contam com a ajuda da Brandín para ter sucesso no mercado.

Mas para além da presença em feiras internacionais, como a Who’s Next Paris ou a White Milano, o projecto ajuda também a dar o salto para o digital. Através de uma plataforma online, restrita a compradores profissionais, a Brandín disponibiliza toda a informação relativa às suas marcas e permite mesmo a realização de encomendas. “Para uma pequena marca, o online é um investimento bastante grande, e assim cria-se uma sinergia entre todos. Através desta ferramenta, as nossas marcas chegam a cerca de 3 mil buyers profissionais”, afirma Edgar Silva.

A longo prazo, o projecto é tornar-se um showroom cada vez mais completo e variado da moda nacional. Para isso, Carla e Edgar vão debatendo cada novo passo. “Normalmente eu sou um bocadinho o travão e ele é o acelerador”, confessa Carla, que neste momento assume como objectivo mais imediato a concretização das primeiras feiras de moda masculina.

O Serviço

Brandin
Avenida da República, 244, 7º dtº
4450-237 Matosinhos

O que faz? Ajuda designers de moda a chegarem a novos mercados através da presença em feiras e de um showroom digital Áreas Especializada em moda feminina (mas a fazer as primeiras incursões pela moda masculina)  Fundação Novembro de 2013 Principais clientes Luís Buchinho, Carla Pontes, Gonçalo Peixoto e, mais recentemente, Hugo Costa, Nycole e David Catalán Sede Matosinhos

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