T26 Novembro 2017
Serviço Especializado

Anjo da crise ajuda empresas a fazer a mala

O grande objetivo da HOP, empresa criada em 2007, é ajudar e incentivar as empresas a fazerem a mala, equipando-as com as ferramentas essenciais para terem sucesso no estrangeiro.

Carolina Guimarães

A HOP tem na ITV uma amizade especial. É assim que António de Souza-Cardoso, fundador e presidente do Conselho Geral, descreve a relação que esta empresa de consultoria com pronúncia do Norte mantém com as muitas empresas têxteis com quem trabalham, delineiam estratégias, dão apoio, consultoria e formação.

Foi com a Associação Selectiva Moda que abriram o caminho no mundo da ITV e da moda e, nos últimos dez anos, tem sido junto e através dela que tem ajudado as empresas a suavizar os seus investimentos, nomeadamente recorrendo aos apoios do Portugal 2020. A captação de incentivos é, aliás, uma das especialidades da HOP que, em conjunto com cada um dos seus clientes, desenha uma estratégia de internacionalização e investimento. “Na área da internacionalização e financiamento, a consultoria é indispensável”, refere António de Souza-Cardoso.

O grande objetivo da HOP é ajudar e incentivar as empresas a fazerem a mala, equipando-as com as ferramentas essenciais para terem sucesso no estrangeiro. “Há muitas empresas que querem ir para o exterior mas vão muito pouco preparadas e as feiras acabam por correr mal, fazendo com que desistam ou apenas consigam singrar passado uns anos. Nós temos um papel facilitador, queremos qualificar as empresas”, diz o fundador da consultora.

Para isso, tentam conhecer os mercados melhor que as suas próprias mãos, traçando os seus perfis, hábitos de compra e venda e fazendo visitas e aliando-se a entidades locais, como o AICEP, as embaixadas ou até empresas. “Vamos aos sítios para termos a certeza de que as experiências que fazemos vão resultar e temos parceiros locais, tanto institucionais como empresas, que são essenciais para minimizar os riscos”, afirma o presidente do Conselho Geral.

Criada em 2007, a HOP vê-se quase como um “anjo da crise”. “Esta crise foi salva pela internacionalização e nós somos facilitadores desse processo. Exportar é vital para a economia portuguesa, que tem sido parasitada por economias mais maduras e tem muita dificuldade em se promover. Mas se Portugal já foi grande, pode voltar a sê-lo”, refere António de Souza-Cardoso.

Para além de ajudar as empresas a levantar asas, a HOP recebe delegações exteriores que querem conhecer melhor o setor têxtil e de moda português. Tudo com um objetivo consonante: vender a imagem de um setor renovado, tecnológico e eficiente que pode, tal como no tempo dos descobrimentos, voltar a conquistar o mundo.

O Serviço

Hop Consulting
Av. Marechal Gomes da Costa 116,
Porto

O que faz? Consultoria e formação a empresas e ajuda na captação de apoios Áreas Indústria, Agricultura, Turismo, Moda, Energia, entre outros Ano de fundação 2007 Colaboradores 30 Escritórios Porto, Lisboa e Bruxelas

Partilhar