23 abril 19
Sustentabilidade

T

Zippy elimina 1,7 milhões de sacos de plástico por ano em Portugal

A Zippy quer eliminar os uso de plásticos até 2021, começando por substituir os sacos e envelopes de plástico atualmente utilizados na embalagem de vestuário. Ao todo, eram cerca de 1,7 milhões de unidades por ano que estão a ser gradualmente substituídas por sacos e envelopes de papel reciclado até esgotar o stock em plástico.

Para além disso, a Zippy já disponibiliza sacos de pano reutilizáveis, que os clientes podem usar nas suas visitas à loja.

O projeto interno de sustentabilidade foi apresentado pela marca no Dia Mundial da Terra dá conta que esta medida começou a ser implementada no final de 2018 e que nos produtos em que a eliminação total do plástico não for possível – sacos para artigos de maior volume e as garrafas de água – a marca vai optar por alternativas mais amigas do ambiente, com soluções em que mistura plástico reciclado na sua composição.

Ainda como medidas de sustentabilidade, a Zippy irá, gradualmente, abolir os balões de plástico oferecidos aos clientes, bem como substituir o papel utilizado por papel totalmente reciclado, por exemplo nas caixas presente.

Para além das suas próprias iniciativas, faz parte dos objetivos da Zippy atuar junto dos seus parceiros e fornecedores no sentido de promover a adoção de comportamentos mais sustentáveis, reduzindo ao máximo a utilização do plástico no embalamento e no envio de mercadorias.

Joana Ribeiro da Silva, administradora da Zippy, afirma que “As empresas devem dar o exemplo e contribuir para a adoção de comportamentos mais responsáveis. A Zippy tem vindo a adotar iniciativas que promovem a melhoria da pegada ecológica e a maior consciencialização dos consumidores”.

A preocupação da Zippy com a sua sustentabilidade passa também pela melhoria da eficiência energética, procurando otimizar os consumos de energia das suas lojas. Nesse sentido, a Zippy promoveu o projeto “Plano de Poupança Energética”, que implicou a monitorização em tempo real do consumo das lojas, a introdução de alterações nos procedimentos e comportamentos dos colaboradores em loja e a renovação da iluminação de lojas para tecnologia LED. Com este projeto, em 2017 a Zippy conseguiu reduzir em 13% o consumo energético em base comparável.

Partilhar