12 Dezembro 2017
Leaseback

T

Zara quer vender duas lojas em Portugal

A Inditex, dona da Zara, anunciou esta manhã a intenção de vender 16 dos imóveis onde tem instaladas lojas em Portugal e Espanha. Uma das lojas é o icónico espaço da Calle Preciados, em Madrid, e apenas duas estão em território português. A estratégia da gigante da moda passa pela uniformização do sistema de leasing para todos os seus mais de 7 mil pontos de venda espalhados por 94 países, já que se trata de uma operação de sale and leaseback, passando a Zara a ser arrendatária dos mesmos espaços.

A notícia foi avançada esta manhã pela agência Bloomberg, informando que a Zara estima realizar cerca de 400 milhões de euros com a operação, passando a ser arrendatária por um período de 20 anos, mas com a possibilidade de o comprador denunciar o contrato no fim dos primeiros cinco anos.

A operação foi conhecida em paralelo com a apresentação de resultados do primeiro semestre deste ano, que indicam 11,7 mil milhões de receitas e com forte crescimento das vendas online. No último ano as vendas pela internet representaram 8% do comércio da Zara na Europa, mas apenas 3% em Espanha.

Os responsáveis pela maior retalhista mundial de vestuário esperam, por isso, que o crescimento em Espanha seja superior nos próximos anos, apontando para um incremento de 18% face à estimativa de 12% para o conjunto da Europa.

Partilhar