02 Outubro 20
Feiras

T

Who’s Next: Moda lusa mostra sustentabilidade em Paris

É com uma presença conjunta de marcas e criadores que o From Portugal se apresenta a partir desta sexta-feira, 2 de Outubro, e até domingo em mais uma edição da Who’s Next. No Jardim das Tulherias, bem no coração de Paris, a moda portuguesa procura ditar tendências e vincar a sus posição na linha da frente da produção responsável. Marita Moreno, Luís Buchinho, Pé de Chumbo, Cristina Barros, Concreto, Mr. Mood, Sensify, B Simple e Elementum compõem a frente comum que ao longo dos três dias vai representar a moda portuguesa.

Numa edição especial – mais concentrada, devido aos constrangimentos atuais – a feira desafiou a indústria lusa a apresentar-se de forma conjunta. Em resposta, o projecto From Portugal reúne no mesmo espaço exemplos de moda de autor e de marcas de moda, demonstrando um vasto leque de soluções, cada um com as suas inspirações, mas todas representando uma aposta crescente em matérias-primas sustentáveis.

“O que trouxemos a Paris são sobretudo peças multifuncionais, intemporais e sustentáveis. Estamos a falar cada vez mais de roupa consciente, em todas as fases do processo, desde as fibras escolhidas, ao tipo de produção, em pequena escala, mas também ao corte zero waste, que evita o desperdício”, explica Carla Reis, responsável pela plataforma BrandIn, que em Paris representa as marcas Elementum, B Simple, Sensify e Luís Buchinho.

Peças com um design versátil, que podem ser utilizadas de várias formas ao longo do ano, são um dos exemplos de sustentabilidade que a moda portuguesa leva a Paris. “No caso da B Simple, temos exemplos de uma mesma peça que pode ser utilizada como blusa, vestido, hoodie ou echarpe. Com a Sensify temos jumpsuits que se transformam em calças e vestidos que podem ser utilizados como saias”, refere a representante da marca, que não deixa de saudar a realização da feira presencial: “Queremos que estas peças sejam vistas, é importante que a season não passe em branco”.

whosnext_variasmarcas

Também Marita Ferro, criadora da marca Marita Moreno, põe a tónica na produção sustentável: “Vamos apresentar duas colecções primavera-verão 21 e outono/inverno 21/22, ambas com uma grande aposta em matérias sustentáveis, como a cortiça, o burel, o biocouro ou o Pinnatex, um material produzido a partir de folhas de ananases”, refere a designer e empresária, que estará presente na feira pela segunda vez. “Da primeira vez estávamos num grupo de marcas internacionais, agora estamos reunidos com outros designers portugueses, isso vai ser distintivo aos olhos do público”, adianta.

A mesma corrente verde é seguida pela nova colecção da Pé de Chumbo, que depois de ter sido apresentada na semana da moda de Milão, chega agora a Paris. “Continuamos a trabalhar da mesma forma, sempre com materiais sustentáveis e recicláveis”, explica Paula Alexandra, designer e fundadora da marca. Entre as novidades da nova estação, o destaque vai para a primeira colecção cápsula de jeans da marca. “É a primeira vez que trabalhamos denim, e em Milão teve bastante sucesso. É uma colecção produzida a partir de excedentes de produção e o objetivo é promover a reciclagem têxtil”, frisa a designer.

A participação das empresas portuguesas PME na Who’s Next é uma iniciativa da Selectiva Moda e da ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, que visa promover a internacionalização das empresas portuguesas da área da Moda. O projeto “From Portugal” é co-financiado pelo Portugal 2020 no âmbito do Compete 2020.

Partilhar