5 Abril 2018
Moda

T

Vogue britânica quer definir novas fronteiras

A nova capa da Vogue britânica está a correr o mundo por ter, pela primeira vez, uma modelo utilizando um hijab. Nesta edição de Maio pode ler-se a frase “novas fronteiras” – algo que se percebe quando se vê as nove modelos que ilustram esta edição: todas de diferentes culturas, etnias, formas e cores, fugindo do padrão rígido que a moda antigamente impunha.

A capa nasceu de uma sessão fotográfica de Craig McDean, feita durante dois durante dois dias num loft em Manhattan, em Nova Iorque. A ideia, escreve Edward Enninful – o editor da revista, que também quebrou a regra, tornando-se no primeiro editor negro a chefiar a publicação -, era juntar nove futuras grandes estrelas da moda e criar uma capa que pudesse definir o rumo da revista em 2018. “Quero deixar claro que, quando falo em diversidade, nunca é apenas sobre modelos negras ou caucasianas. Mas sim sobre diversidade em todos os aspetos — raça, tamanho, origem socioeconómica, religião e sexualidade. É isso o que quero celebrar com esta capa.”

A modelo de que mais se fala – a que veste um hijab – é Halima Aden, de 20 anos, que nasceu num campo de refugiados no Quénia.

Partilhar