21 Outubro 20
Moda

António Moreira Gonçalves

Viana no coração e na moda de Catarina Barreto

Depois das máscaras sociais customizadas, a jovem designer Catarina Leal Barreto estreia-se agora na moda, com colecção de vestuário para mulheres “aguerridas, femininas e à procura de peças únicas”. O lenço dos namorados de Viana do Castelo é a inspiração-maior, com os bordados a integrarem todas as peças da colecção, num jogo entre a tradição e a estética contemporânea.

A pandemia fê-la estrear-se na moda através das máscaras sociais, mas Catarina Barreto não esqueceu o seu plano inicial e lança agora a colecçao Primavera-Verão 2021. “Os bordados são os mesmos, que já fizeram parte das máscaras, mas agora servem de apontamento nas várias peças, com frases de inspiração e como um símbolo da tradição portuguesa”, explica. A colecção é composta por casaco, calças e blusa, cada uma com bordados diferentes.

Com todas as peças produzidas em Portugal – o conjunto foi confecionado pela costureira Helena Gomes e o bordado pelo atelier Linarte – Catarina Barreto aposta também na “traceability” como uma das linhas-mestras da sua marca. Ao defender uma aposta transparente na indústria portuguesa, a designer procura aproximar as suas peças dos ideais de sustentabilidade e comércio justo.

O resultado é um conjunto de peças que caracteriza como “bold, feminine and unique”, ou seja, “aguerridas, femininas e únicas”, onde os bordados de Viana são conjugados com o branco e um conjunto de verdes de inspiração na natureza.

A produção fotográfica da primeira colecção de Catarina Barreto foi da responsabilidade de Francisca Antunes, Studio Manager no estúdio do fotógrafo Miguel Ângelo. As peças estão disponíveis ao público na plataforma online da designer.

Partilhar