22 Junho 2017
Alta-costura

T

Vetements não vai desfilar na Semana da Moda de Paris

“Há desfiles a mais e isto está tudo a ficar um pouco louco”, foi assim que o director-executivo da Vetements anunciou a decisão da marca de não participar nos desfiles da Semana da Moda de Paris, que decorre dentro de duas semanas (26/30 de Junho). Em vez disso, e nas mesmas datas, a conhecida marca francesa vai apresentar a sua colecção para a Primavera 2018 num showroom.

“Quando existiam menos marcas, menos desfiles, menos semanas de moda e coleções, os desfiles eram algo pelo qual as pessoas esperavam. Agora, parece que existe uma longa fashion week que nunca pára e dura 365 dias por ano. E a rotina acaba com o entusiasmo”, disse ainda Guram Gvasalia.

O responsável da Vetements disse ainda que “os desfiles de hoje não têm a ver com roupas. A maioria dos looks nem são produzidos e, consequentemente, nunca chegam às lojas. Desfiles servem apenas para vender um sonho que, no fim das contas, vai vender um perfume ou uma carteira no duty-free”.

E é porque a coleção da próxima temporada é ainda mais baseada no produto que optam por não desfilar a apresenta-la em showroom. “É baseada em peças que achamos que são importantes no armário e não sentimos que se pareçam com roupas de alta-costura, que precisam estar numa passarela. Não estamos a vender um sonho fashion, estamos a vender realidade”, acentuou Gvasalia.

“Mostrar roupas para vender outra coisa não parece esperto ou eficiente do ponto de vista económico. E como a principal ideia de um desfile foi mal interpretada e, de alguma forma, maltratada, para nós parece uma conclusão lógica não fazer parte de algo que não faz sentido. Ao não desfilar, queremos trazer de volta o foco às roupas”, concluiu.

Partilhar