25 Maio 2017
Formação

T

Vestuário com curso profissional em Famalicão

A indústria do vestuário é uma das contempladas no pacote de 53 cursos profissionais que vão decorrer nas 12 escolas da rede local de educação e formação de que a Câmara de Famalicão faz parte e que foram lançados na semana passada.

Valorizar o ensino profissional, a qualidade da sua oferta formativa e as competências dos seus alunos. São estes os principais objetivos desta campanha. Uma campanha, de resto, estrategicamente pensada para atrair ainda mais jovens para esta via de ensino há muito referenciada como uma garantia de maior empregabilidade, num concelho reconhecido como bom para estudar e onde já mais de metade (53%) dos alunos famalicenses opta por seguir um curso profissional quando chega ao ensino secundário.

Na base das boas taxas de empregabilidade do ensino profissional está, por um lado, o poder industrial de Famalicão e, por outro, uma oferta formativa concertada e abrangente, sustentada num diagnóstico rigoroso, que procura corresponder cada vez mais às necessidades de formação ainda notadas pelas empresas.

Associado aos cursos, há uma campanha com uma mensagem comum: os cursos profissionais são uma escolha acertada. E reúne dezoito “embaixadores”, isto é, profissionais que frequentaram o ensino profissional e hoje têm uma carreira bem-sucedida. É o caso de Renato Cunha, chef e proprietário do Restaurante Ferrugem. “Considero que uma boa parte de mim é produto do ensino profissional”, pode ler-se num dos suportes físicos da campanha.

São então 53 os cursos profissionais, de 18 áreas de ensino, que os alunos podem optar numa das 12 escolas da Rede Local de Educação e Formação.

Áreas de Ensino
Artes do Espetáculo e Interpretação; Audiovisuais e Produção dos Media; Sistemas Informáticos; Comércio; Construção e Reparação de Veículos a Motor; Contabilidade e Fiscalidade; Eletricidade e Energia; Eletrónica e Automação; Gestão e Administração; Hotelaria e Pastelaria; Indústrias Alimentares; Indústria de Vestuário, Calçado e Couro; Marketing e Publicidade; Materiais/Polímeros; Metalurgia e Metalomecânica; Saúde; Serviço de Apoio a Crianças e Jovens; Trabalho Social e Orientação.

Escolas da Rede Local de Educação e Formação
Agrupamento de Escolas D. Sancho I; Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco; Agrupamento de Escolas Padre Benjamim Salgado; Didáxis de Riba de Ave; ACE – Academia Contemporânea do Espetáculo;
Didáxis de S. Cosme; Alfacoop; INA – Instituto Nun’Alvares; Oficina – Escola Profissional do INA; Cior; Forave; Bento de Jesus Caraça.

Partilhar