28 abril 19
Inovação

Cláudia Azevedo Lopes

Um painel têxtil que ajuda ao sono descansado das crianças

Toda a gente sabe que um dos grandes prolemas de quem tem crianças pequenas em casa é a hora de dormir. Foi precisamente nisso que pensaram três estudantes da UMinho, que quando confrontadas com o desafio de desenvolver um projeto que juntasse têxteis e luz, criaram o Sleepless Night for Kids, um painel têxtil luminoso que pretende ajudar as crianças a adormecer e a acalmarem-se quando acordam durante a noite.

Trata-se de um painel têxtil de cor clara e decorado com borboletas feitas de tecido, equipado com luzes led e sensores de som e movimento. Quando o sensor deteta movimento ou som no berço, liga-se automaticamente: as luzes led colocadas por detrás das borboletas de tecido acendem-se alternadamente para dar a ideia de que as mesmas estão a voar, distraindo e acalmando a criança.

O tecido utilizado para a difusão da luz led pertence à Philips (desenvolvido no âmbito da criação de uns painéis têxteis da marca) e foram escolhidos pelo seu potencial de criar efeitos luminosos mais interessantes.

“A ideia para o produto, uma exigência da disciplina de Projeto em Design e Marketing, do Mestrado em Design e Marketing de Produto Têxtil, ocorreu após a compreensão que as crianças, ao acordarem sozinhas num quarto escuro, ficam assustadas e por vezes choram”, explica Catarina Fernandes, que desenvolveu o projeto em conjunto com Gizelle Carvalho e
Lettícia Souza.

Na verdade, o ciclo de sono das crianças é muito menos profundo quando comparado com o dos adultos, um dos motivos pelos quais os mais pequenos acordam ao mínimo barulho. Esse fator combinado com a ansiedade provocada separação e solidão aquando da transição para um quarto próprio podem conduzir a uma menor qualidade do sono da criança e, consequentemente, dos pais.

Um problema facilmente identificado pelas três estudantes mas a que, de momento, o mercado da puericultura parece não conseguir dar resposta.

“Antes de dar início ao projeto, fizemos um levantamento de produtos existentes no mercado. Encontramos muitos projetos de interação, mas nenhum com o mesmo objetivo do nosso. O que existiam eram produtos como as luzes de presença, que emitem luz ininterruptamente durante a noite para o caso de as crianças acordarem. Há, portanto, um espaço no mercado que é preciso preencher”, explica Catarina.

Para garantir uma maior compreensão das necessidades dos pais e das crianças, as estudantes fizeram várias visitas à Fraterna, um centro comunitário em Guimarães cujo centro de dia acolhe crianças entre os um e os cinco anos de idade.

O conceito do projeto ficou totalmente a cargo dos alunos, que contaram com a ajuda dos professores Hélder Carvalho e André Catarino, dois dos docentes da Unidade Curricular, para a implementação da componente eletrónica do protótipo.

De momento, ainda não existem planos de comercialização do produto, mas essa é uma realidade que não está de todo alheada do pensamento das três estudantes.

“Para já não temos planos de comercialização, mas não é uma ideia que está excluída, até porque agora que findamos o projeto, temos vindo a pensar em algumas melhorias para o Sleepless Night for Kids”, completa Catarina.

Partilhar