2 Outubro 2017
Comércio electrónico

T

UE quer aumentar tributação das empresas digitais

As empresas digitais pagam nos países membros da União Europeia menos de metade do valor dos impostos pagos pelas empresas tradicionais, segundo um relatório preliminar da Comissão Europeia que sustenta os planos para aumentar os impostos de empresas como a Amazon e a Facebook.

A Comissão Europeia considera que a melhor solução para resolver esta distorção será um entendimento global, mas, na ausência de progressos suficientes, diz que a UE deverá avançar sozinha.

Soluções a curto prazo incluem um imposto sobre o volume de negócios, tal como foi proposto pela França e apoiado por 10 países da UE, podia ler-se no relatório consultado pela Reuters.

Opções alternativas a curto prazo passariam por uma retenção na fonte sobre os pagamentos a empresas digitais e uma cobrança de receitas de publicidade ou outros serviços prestados por empresas digitais.

A longo prazo, a UE deve rever o conceito de “estabelecimento permanente” de maneira a que as empresas possam também ser tributadas em países nos quais não tenham uma presença física, disse a Comissão.

Partilhar