16 julho 19
Confecções

T

Twintex investe 2,6 milhões para reorganizar lay out

A Twintex investiu 2,6 milhões de euros numa profunda reorganização do seu lay out, que deverá estar completamente operacional em outubro e lhe permitirá  aumentar em cerca de 1/3 a capacidade instalada.

“Sentíamos algumas entropias e perdas de eficiência derivadas da maneira como os nossos processos estavam organizados”, explica Mico Mineiro (foto), administrador da Twintex e o mais novo dos dois filhos de António Mineiro, 74 anos, fundador e presidente deste grupo de confecções que tem o seu centro de gravidade no Fundão.

A primeira fase desta reorganização ficou concluída a 27 de março último (o dia em que Mico fez 39 anos) com a inauguração, em Vales do Rio (Fundão), do Centro Logístico da Twintex, que conta com seis cais de entrada e uma área de quatro mil m2 onde concentrou toda a operação de corte, bem como um armazém de tecidos e acessórios, escritórios e um armazém de dependurados 100% dinâmico.

O investimento reforçou a área de corte, que passou a ter cinco mesas de corte (mais três), quatro carros de estender tecido (mais dois) e três máquinas de corte (mais duas).

”Com esta reorganização dobramos o espaço disponível para a produção, aumentamos os níveis de conforto e eficiência. Temos elevadas esperanças que este investimento potencie aumentos significativos de produtividade e qualidade”, afirma Mico Mineiro, que após se ter licenciado em Engenharia Automóvel em Inglaterra se juntou ao pai e ao irmão Bruno na administração da Twintex.

A concentração do corte em Vales do Rio, libertou espaço na fábrica da Twintex da Aldeia de Joanes (Fundão) para aí instalar a linha de vestidos de senhora e casacos da sua participada MK.

A partir de outubro, estarão a laborar em pleno, nos seis mil m2 de área coberta da fábrica da Twintex na aldeia de Joanes, cinco linhas de produção: a já referida da MK, mais duas linhas de casacos, uma de calças e outra de saias.

O grupo fundado há 40 anos por António Mineiro emprega 400 pessoas e fechou 2018 com um volume de negócios de cerca de 30 milhões de euros, 100% feito na exportação.

A Twintex dedica-se à produção de vestuário clássico para Homem e Senhora, sendo que este último segmento tem um peso de 60% no total da vendas.

Desde há cinco anos, que o grupo da família Mineiro optou por crescer com recurso à subcontratação, trabalhando com 19 fábricas de confecção com quem mantém protocolos, sendo que a grande maioria (13) destas empresas satélite se situam no Norte do país, pelo que, a partir de março do ano passado, passou a contar com um centro logístico no Porto, aberto com o objetivo de reduzir a sua pegada ecológica.

“Não fazia sentido as peças produzidas na região à volta do Porto viajarem até ao Fundão, para depois voltaram lá para ser exportadas”, conclui Mico Mineiro.   

Partilhar