27 agosto 20
Internacional

T

Turquia e Espanha ensaiam aproximação económica

As autoridades económicas da Turquia e de Espanha concordaram em aumentar o comércio bilateral para valores próximos dos 17 mil milhões de dólares, quando neste momento estão pouco acima dos 10 mil milhões. Intervindo numa reunião virtual do Comité Económico e Comercial Conjunto, o ministro do Comércio turco, Ruhsar Pekcan, disse que os dois países querem cooperar e encorajar investimentos mútuos em países onde atuam separadamente.

“Podemos impulsionar o comércio conjunto em vários setores, como o vestuário, automóvel, ferro e aço, eletrónica, mobiliário e alimentação”, disse Pekcan, citado pelo jornal local ‘Daily Sabath’.

Pekcan elogiou a abordagem confiante da Espanha em relação à cooperação com a Turquia e destacou a importância dos setores de turismo e da saúde para os dois países. “É muito importante aumentar os investimentos bilaterais e cooperar noutros países”.

Pekcan também convidou as empresas espanholas a participarem nos grandes empreendimentos que neste momento estão a decorrer na Turquia, nomeadamente nos setores da ferrovia de alta velocidade e na expansão do metro.

Por sua vez, a ministra espanhola da Indústria, Comércio e Turismo, Maria Reyes Maroto, expressou a sua vontade de aprofundar os laços comerciais e de investimento com a Turquia. “As nossas reuniões online anteriores durante a pandemia mostram a solidez dos nossos laços”, disse, para destacar que a economia verde e digital são vitais para a transformação dos dois países. “As nossas empresas podem compartilhar seu know-how nessas áreas”.

A Espanha é um dos principais mercados dos têxteis e vestuário nacionais, e a Turquia é um dos seus principais concorrentes.

Partilhar