23 Março 2017
Exposição

T

Triologia fabulosa de Katty Xiomara na Cadeia da Relação

Mais que o espaço privilegiado para o desfile da nova colecção de Katy Xiomara, o ambiente e imaginário associados ao edifício da Cadeia da Relação motivam uma das mais ousadas e criativas iniciativas da 40ª edição do Portugal Fashion.

Uma trilogia fabubosa em torno da moda, fotografia e vestuário, que tem como fio condutor a atmosfera mítica de “El toro enamorado de la luna”, a nova colecção da designer que associa o dramatismo da noite e a interminável esperança do dia aos amores impossíveis mas desassociáveis do “Amor de Perdição”, obra que Camilo escreveu por detrás dos muros da antiga cadeia que agora acolhe o Centro Português de Fotografia.

O desfile da colecção para o próximo Outono/Inverno, que tem lugar ao meio-dia desta sexta, é complementado com a exposição “Anatomia do tempo”, que inaugura no dia seguinte (11h00) e vai ficar aberta ao público até ao dia 23 de Abril. Para o desfile, Xaty Xiomara concebeu também peças de tapeçaria, duas mais pequenas e uma de grandes dimensões, que se incorporam na colecção através do jogo de cores, volumes e texturas associados à essência do tema.

Para lá do lado cénico e criativo, o grande tapete (4x2m e quase 50 quilo) dá corpo a um projecto ainda maior que é o de apoiar a ACREDITAR – Associação de Pais e amigos de Crianças com Cancro. A peça, que resulta de uma parceria com a Desistart, está à venda através de um leilão online que decorre até terça-feira cuja receita reverte em favor da associação. A base de licitação foi fixada em 3 mil euros e são admitidos lances a partir dos 100€

Para a exposição, a designer convidou oito fotógrafos de moda (Aloísio Brito, Ana Luísa Silva, Carlos Teixeira, Cassiano Ferraz, Frederico Martins, Mário Príncipe, Ricardo Santos e Victor Hugo), aos quais lançou um desafio de, numa perspectiva contemporânea e interventiva, enquadrarem a atmosfera mística de “El toro enamorado de la luna” com a essência de uma fotografia antiga dos arquivos do Centro Português de Fotografia.

Vale mesmo a pena ver. Deste sábado e até 23 de Abril.

Partilhar