06 dezembro 18
Internacionalização

T

Três têxteis candidatas aos prémios Millennium Horizonte 2018

Endutex, Anjos & Lourenço e Alberto Augusto Silva – as duas primeiras no segmento de grandes empresas viradas para as exportações e a terceira na área das microempresas – são a ‘task force’ da ITV selecionada para os prémios Millennium Horizontes 2018, com os quais aquela instituição financeira quer identificar boas práticas de gestão de negócios no universo dos seus clientes.

A gala de atribuição dos prémios decorre esta quinta-feira, 6 de dezembro, no Altice Fórum Braga, e a eles concorreram cerca de 800 empresas – o que contrasta com as cinco centenas que marcaram presença na primeira edição da iniciativa. Nuno Amado, presidente do Millenium BCP abre a cerimónia (17h) cabendo ao secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, o discurso de encerramento.

A Endutex, liderada por Vítor Abreu (foto), dedica-se aos revestimentos têxteis e desde a sua génese, em 1970, tem vindo a crescer em dimensão e a alargar o âmbito dos seus negócios. Atualmente, a produção está concentrada em Portugal e no Brasil, mas a empresa tem também representação comercial e distribuição própria em Espanha, Alemanha, República Checa e Hungria. Com um volume de negócios de 39 milhões de euros em 2017, cerca de 80% é oriundo das exportações.

A Anjos & Lourenço, criada há 28 anos pelos irmãos João e António Anjo, dedica-se à produção de artigos têxteis para homem, senhora e criança, destinados exclusivamente à exportação – com um volume de negócios anual próximo dos 11 milhões de euros. Qualidade e inovação são duas das caraterísticas fundacionais do negócio e continuam a marcar a sua produção.

A Alberto Augusto Silva, surgida em 2013 pela mão do sócio-gerente (que empresta o nome à empresa, mas tem mais de 30 anos de experiência no setor), dedica-se à exportação têxtil para um nicho de mercado que prefere a exclusividade e a qualidade da alfaiataria como referência de produto. A Inglaterra é o seu principal mercado.

Ao longo dos últimos meses, o júri responsável pelo prémio selecionou um conjunto de 45 empresas finalistas entre 832 candidatos, num trabalho liderado pela Católica Lisbon Business & Economics, em parceria com o Millennium BCP.

Partilhar