20 Setembro 18
Moda

T

Top Manta, a marca de roupa criada por refugiados

Vieram do Senegal e desembarcaram em Espanha, numa das muitas embarcações que cruzam o mediterrâneo de forma clandestina. Depois de anos à procura de melhores condições de vida, criaram a Top Manta, uma nova marca de roupa, cuja primeira loja abriu em Barcelona.

O nome é originário na expressão espanhola que descreve a venda ambulante, a “Top Manta”, feita pelas ruas das cidades, com os produtos, muitas vezes de contrafacção, exibidos em cima de um simples tecido. Os criadores da marca foram assim encontrar inspiração para o nome no seu passado como “manteros” e querem agora construir um negócio legal, que a partir do vestuário, seja também um símbolo contra a tragédia humanitária vivida no mediterrâneo.

O projecto nasceu com o apoio da associação espanhola Playground Do, que ao longo de 9 meses deu formação de design e moda a um grupo de imigrantes do norte de África. Como resultado surgiu a primeira linha de vestuário da marca: 6 T-shirts 2 camisolas e uma bolsa, cada uma com um desenho diferente, todos alusivos ao problema dos refugiados. Entretanto a marca cresceu, e para além de uma loja física também já tem uma colecção de calçado.

Com portas abertas no Bairro do Raval, na zona histórica de Barcelona, os fundadores da marca esperam conseguir que este projecto seja o tão esperado passaporte para uma vida melhor e para a cidadania europeia.

 

Partilhar