21 Março 19
Sustentabilidade

António Moreira Gonçalves

Tintex mostra em Berlim como se diminui o consumo de água

A Tintex é cada vez mais vista como um farol de eficiência e responsabilidade ambiental a nível internacional. Prova disso é a presença da empresa esta sexta-feira, em Berlim, no Fashion for Water, um congresso organizado pelos ambientalistas da Drip by Drip para assinalar o Dia Mundial da Água e apara o qual a têxtil e Cerveira foi especificamente convocada.

Ana Silva, Diretora do Departamento de Sustentabilidade da Tintex (na foto com Ricardo Silva, Head of Operations), vai à capital alemã mostrar como é possível, e cada vez mais urgente, diminuir o consumo de água na indústria da moda. Na bagagem leva um projecto muito concreto, o “The Blue Lab”, uma iniciativa desenvolvida ao longo de 2018, que reúne várias empresas têxteis e que já conseguiu diminuir o consumo de água na produção de malhas em mais de 90%.

“O nosso objetivo é desenvolver malhas que consumam o mínimo de água em todas as fases do processo, desde o desenvolvimento da fibra à malha acabada”, explica Ana Silva. Para isso, a Tintex conta com a colaboração da Tearfil, e também de empresas internacionais como a Lenzing, da Áustria, ou a Blue Ben, da Alemanha.

As malhas da “Blue Lab” foram pela primeira vez apresentadas pela Tintex na mais recente edição da Première Vision Paris, em fevereiro, e voltam agora a estar em destaque em Berlim. “O evento é aberto ao público, mas contamos com a presença de marcas de moda, designers e escolas de formação, que mostraram interesse em estar presentes”, adianta Ana Silva, que espera vir a convencer cada vez mais marcas a adoptar uma produção mais sustentável.

Para além de combater o desperdício, a “Blue Lab” tem também uma vertente solidária. A Tintex doa 10% do valor das vendas para as iniciativas da Drip by Drip, cuja acção se foca na limpeza da água em países fortemente industrializados, mas pouco desenvolvidos. Este ano, a organização está focada no Bangladesh e ainda em 2018, antes mesmo do projecto ter arrancado, a Tintex tinha já doado 2 mil euros para estações de tratamento de água nesse país. Um valor apenas experimental que este ano se espera que suba com a implementação da iniciativa no mercado.

Partilhar