9 Fevereiro 2018
Worshop

Carolina Guimarães

Têxtil tem de acordar para a realidade digital

“Este é um tema que cada vez nos preocupa mais e que é cada vez mais central nas nossas preocupações”. Foi assim o pontapé de saída dado por Paulo Vaz no workshop de marketing digital que decorreu ontem no auditório nobre do CITEVE, promovido pela ATP e pela ISOBAR, e que tinha como objetivo alertar os empresários têxteis para esta nova mega tendência.

A primeira parte do workshop consistiu na análise dos novos comportamentos dos consumidores e de quem decide – com particular enfoque nos millenials – e as principais tendências globais e suas implicações para os negócios.

“Às vezes perdemos barcos que nem sabíamos que iam partir e aviões que não tinham horário”, disse Luís Marinho Falcão – um dos oradores deste workshop, a par de Nuno Frazão, o CEO da ISOBAR – a propósito das oportunidades que se perdem por algumas empresas não estarem presentes no meio online. Num mundo em que os contactos pessoais são cada vez menos privilegiados e a palavra já não vale o que valia, as decisões dos clientes são muitas vezes tomadas sem sequer haver contacto com as empresas, pelo que é essencial ter uma boa presença no mundo digital.

A fase seguinte consistiu em medidas práticas (e exemplos de casos reais) para melhorar e implementar uma boa estratégia online. Foi mencionada a importância de uma boa narrativa por parte das marcas e do content marketing (marketing de conteúdo), assim como melhorar os sites para usar os motores de busca a favor dos negócios. Entre outras coisas, a plateia com mais de vinte pessoas ficou alerta para alguns chavões do marketing digital, como as compras programáticas, o retargeting, o remarketing, o SEO, entre outros.

“Na têxtil há muitas empresas que já estão mais que implementadas na indústria 4.0, que têm as máquinas de ponta do setor, mas que têm uma comunicação rudimentar”, afirmou Nuno Frazão, que lidera a iniciativa da ISOBAR que tem como objetivo a consciencialização dos industriais e empresários do norte para a comunicação digital. Por outro lado, deixa ainda o alerta “no digital, o que é verdade hoje não é necessariamente verdade amanhã”, pelo que é sempre preciso estar atentos às tendência e com os olhos postos no futuro.

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