28 Junho 18
XX Fórum Têxtil

António Gonçalves

Caldeira Cabral na abertura do Fórum Têxtil

O ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, irá intervir na sessão de abertura da 20.ª edição do Fórum da Indústria Têxtil, que irá decorrer no próximo dia 4 de Julho, no CITEVE, em Famalicão, conclave durante o qual será anunciada a oficialização do dia 4 Julho como o “Dia do Profissional Têxtil e Vestuário”.

É com os olhos postos no futuro que a 20.ª edição do Fórum da Indústria Têxtil pretende reunir todo o sector. A inovação tecnológica, a economia digital e a indústria 4.0 são os temas escolhidos para a edição deste ano.

Organizado pela Associação Têxtil e Vestuário de Portugal (ATP), o evento tem-se afirmado como a principal manifestação do sector, reunindo toda a fileira industrial e discutindo anualmente os seus principais problemas e reivindicações. “É das conferências sectoriais mais importantes do nosso país e no sector têxtil provavelmente a mais importante da Europa”, afirma Paulo Vaz, director-geral da ATP.

Com um expressivo número de participantes, a edição deste ano contará com a presença de Jorge Vasconcellos e Sá (Vasconcellos e Sá & Associates), Miguel Tolentino (Berg Outdoor), Nuno Frazão (ISOBAR), Adolfo Gonzalez (AESE), Ana Roncha (London College of Fashion), Miguel Pedrosa Rodrigues (Pedrosa & Rodrigues, Lda.) e Nicolau Santos (Agência Lusa), numa lista de convidados encabeçada pelo economista Daniel Bessa.

A Economia Digital e a Indústria 4.0 servirão de ponto de partida para uma vasta discussão em redor da mudança de paradigma que se prevê para um futuro cada vez mais próximo. “Enfrentamos uma mudança de ciclo, com a emergência de novos produtos e com a expansão do têxtil para novas áreas”, explica Paulo Vaz, justificando a escolha do tema deste ano. As novas tecnologias, o recurso à automação e as próximas macrotendências serão alguns dos pontos a serem debatidos.

O evento servirá também de palco para apresentação do “Discurso do Estado do Sector”, dirigido à indústria, à comunicação social e ao poder político, pela voz de Paulo Melo, presidente da ATP.

Veja aqui o programa completo do XX Fórum da Indústria Têxtil.

Partilhar