16 Julho 18
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Têxtil nacional mostra faceta ecológica em Nova York

Na cidade que nunca dorme, a indústria têxtil nacional mostra-se inovadora e competitiva, mas também sustentável e preocupada com as crescentes exigências do mercado. O têxtil e a moda portuguesa marcam presença em mais uma edição da Première Vision Nova Iorque, feira que entre terça e quarta-feira reúne milhares de profissionais de todo o mundo.

Albano Morgado, Joaps, Lemar, Lurdes Sampaio, Otojal, Sidónios e Texser compõem a comitiva nacional, num evento que conta com a presença de mais de 300 expositores. A apresentação de novas soluções, com um perfil cada vez mais ecológico, é uma das principais apostas.

Exemplo disso é a estreante Joaps. “Vamos apostar nas malhas orgânicas e recicladas, especialmente concebidas para marcas de um sector médio-alto” explica, Carla Araújo, gestora comercial da empresa de Famalicão, que espera vir a aumentar o volume de exportações para o mercado norte-americano.

Também a têxtil Lurdes Sampaio mostrará em Nova York a sua faceta mais ecológica. “Desenvolvemos bastantes misturas com base em materiais orgânicos, sustentáveis e eco-friendly”, adianta João Paulo, responsável pelo mercado norte-americano, que espera vir a repetir o sucesso da feira do ano passado.

Cristina Fonseca, International Sales Manager do grupo Otojal, acredita que para além da qualidade da produção nacional, Portugal também beneficia de um laço cultural entre os dois países: “Ao longo da história, as relações comerciais entre norte-americanos e portugueses sempre foram prósperas, pelo que é de todo o nosso interesse aprofundar este mercado”, explica.

Esta é uma feira onde a delegação “From Portugal” da Selectiva Moda já costuma marcar presença. “É uma boa feira, com muitos clientes norte-americanos, mas também mexicanos e até brasileiros” explica John Gomes, da Sidónios Malhas, que vai já na sua 11.ª participação consecutiva.

A participação das empresas portuguesas na Première Vision, é uma iniciativa promovida pela Selectiva Moda e pela ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal no âmbito do projeto From Portugal, que visa promover a internacionalização das empresas portuguesas da área da Moda. O projeto é co-financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Compete 2020.

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