03 Dezembro 2018
Inovação

T

Têxtil leva Soldado do Futuro à I Feira de Defesa do Egito

Os inovadores fardamentos e equipamentos de protecção militar desenvolvidos pelo têxtil português constituem uma das grandes novidades da EDEX, a I Feira de Defesa do Egito, que decorre no Cairo ao longo desta semana (3 a 7 de Dezembro) e conta com a participação de 14 empresas portuguesas.

A presença dos fabricantes nacionais na feira do Cairo é uma iniciativa da IdD – Plataforma das Indústrias de Defesa Nacionais, presidida pelo general Henrique Macedo, para quem “a capacidade inovadora, a flexibilidade e a agilidade” dos produtores portugueses são pontos fortes para entrar no mercado árabe da Defesa. O general entende estarem também criadas as condições para as empresas portuguesas entrarem no mercado árabe de defesa, especialmente nas áreas têxtil e tecnológica. “

É da ligação entre a IdD e o  CITEVE que têm sido desenvolvidos diversos projectos dedicados à área militar e envolvendo empresas como a Damel, Riopele,Tekever, AST, Monte Campo e ICC Lavoro. Ao todo, o CITEVE participa em nove projectos na área dos equipamentos de defesa, um deles o Soldado do Futuro, que concebeu e criou os inovadores equipamentos de proteção individual de combate que já equipam o 8.º contingente militar português no Iraque, que partiu no início do mês de Novembro.

A feira do Cairo é, assim, a primeira oportunidade de internacionalização do projecto. O fardamento e equipamento de proteção individual, desde capacetes a joelheiras e sistemas de comunicação, começam a ser produzido em larga escala agora em 2019, para distribuição em 2020, segundo a prevê do Ministério da Defesa Nacional.

Durante o certame será também assinada entre a IdD e a Organização Árabe das Indústrias do setor uma “carta de intenções” para “aproximar as relações com o mundo árabe e permitir que as empresas possam utilizar a Plataforma para lançar os seus negócios”, disse o general Henrique Macedo, lembrando que só as Forças Armadas do Egito têm um milhão e trezentos mil homens e investem cerca de 4,4 mil milhões de euros.

Partilhar