22 setembro 20
Indústria

T

Textil espanhol volta a crescer 12 meses depois

Sinal de mudança e recuperação no setor têxtil espanhol: em julho, o Índice de Volume de Negócios (CNI) da indústria subiu pela primeira vez em mais de um ano, registando uma alta de 1,2%, um sinal de crescimento que já não era verificado desde julho de 2019, quando cresceu 2,5%.

O setor dá portanto sinais de estar a entrar em fase de recuperação das quedas registadas nos últimos meses. Em março, com a eclosão da fase mai cevera da pandemia, o volume de negócios do setor têxtil encolheu 17,1%.; em abril, quando a indústria ficou fechada duas semanas, o o setor encolheu 43,8%; em maio, o setor registou uma queda de 34,6%.

No caso de vestuário, o ICN manteve a tendência negativa dos últimos meses, marcando uma queda de 19,3%. Desde março, o vestuário regista quedas de 33% em março, 80% em abril, 60,3% em maio e 16,4% junho.

O ICN geral, que analisa todas as indústrias a operar no país, evoluiu negativamente em julho, com uma queda homóloga de 11,1%. Carvão e produtos refinados de petróleo foram os setores mais afetados no período, com quedas da ordem dos 44,4%.

Partilhar